» Reflexões sobre o sujeito que só fala mal dos outros

Mattheus Hermanny, em Londres

Para saber a índole de uma pessoa basta apenas se observar a qualidade das palavras proferidas com freqüência por seus lábios.

De má índole é mesmo aquele sujeito que somente fala mal dos outros. Não importa a pessoa, não importa a circunstância, e lá se vão somente palavras negativas e depreciativas.

Falar mal dos outros, conforme aqui retratado, não significa tecer alguns comentários críticos, analíticos, positivos ou mesmo negativos.

Por sujeito de má índole se refere àquele que carrega propensão inata, tendência natural de apenas perceber o lado ruim das coisas.  E você, estimado leitor, conhece alguém que, de cada 10 palavras proferidas, 11 delas são apenas para falar mal de alguém?

Por outro lado, cidadão virtuoso é aquele cujos lábios conseguem proferir algum elogio, destacando a qualidade de alguém. Sua virtude reside também na capacidade de ver graça nas pequenas coisas do cotidiano que acontecem ao seu redor.

Já uma pessoa de má índole, pessimista por natureza, não consegue ver o encanto de pequenas coisas e atos, esperando que lhe aconteça grandes eventos a cada dia. Então, diante de algo pequeno e triste, ela acaba mesmo fazendo uma tempestade em copo d’ água.

Assim diz a Bíblia, em Tiago 3:6, que “a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”.

Por isso, estamos diante do seguinte desafio: que tal na data de hoje falarmos bem e tecermos algum elogio a pelo menos três pessoas ou em três diferentes circunstâncias?

Mattheus Hermanny, 39, é professor, poeta, escritor, acadêmico de Direito e editor do portal Revelia



 

» Comente com Facebook

» Comentários

Postagem em questão: “Reflexões sobre o sujeito que só fala mal dos outros”

 

  1. Enviado 16-03-2011 às 13:49:08

    realidade disse:


    Homem tem que ser homem,nao sair falando mal de um para o outro,do outro para outros,converso com vc aqui de boa ali a frente ja falo mal de voce,hoje te cumprimento amanha nao, voce me ajuda sempre, produzindo,dinheiro vindo,ai acontece um problema que é normal mancha,suja,muitas vezes problema meu por dever para um e comprar de outro,ou comprar produto inferior ai em vez deu, tentar resolver o problema eu fico louco xingo,grito sozinho feito um louco falo coisas absurdas chuto tudo que vejo pela frente, ai para minimizar acendo uma vela para meu santo ou saio benzendo tudo. mas do que vale se eu mais xingo do que rezo . ou voce nâo pode me ajudar amanha ...mas voce me ajudou sempre ai eu lasco o pau em voce,e digo para outros que para mim voce nao serve ou nao presta,falo mesmo e tambem sou muito falso sou uma pessoa de má indole.quer saber... quem nao presta sou eu. ..parabens mateus pela materia,isso que eu escrevi é a realidade de um patrao dono de uma pequena empresa que atua a mais de dez anos na cidade e nunca cresceu.funcionarios nao param entram e saem a todo tempo...que ele reffita: nesse mundo nao somos ninguem.

  2. Enviado 16-03-2011 às 13:47:38

    Pastor Gladiston disse:


    Boa matéria Matheus! Precisamos ter uma índole igual a do Nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos elogiar, demonstrar amor, carinho e ao mesmo tempo falar a verdade. Não ometir os pecados, denunciar as injustiças sociais quando for o caso. Jesus faria isto com certeza! Tanto é que no Evangelho de Mateus cap. 23.27-28, ele diz: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Ou seja, denunciar pecado, denunciar coisas erradas, injustiças sociais, injustiças nacionais, etc, isto biblicamente falando não é ser de má indole, nem pecado. Nossa luta sempre será achar o equilíbrio das coisas, precisamos falam bem, elogiar com Jesus fez, mas também precisamos protestar, denunciar sem agressividade, mas com autoridade que vem do Senhor Jesus! Fique com Deus!!!

  3. Enviado 16-03-2011 às 09:15:52

    Pastor Jorge Pires disse:


    Falar mal dos outros faz parte da subcultura de um povo atrasado e lamentavelmente faz parte da vida. Certa feita eu estava com o ex-prefeito Paulão em visita eleitoral e subitamente uma mulher aproximou-se do Paulão e começou a xinga-lo de ladrão, isto tudo porque em sua primeira administração ele tinha construido uma casa de alvenaria, e a oposição espalhou pela cidade inteira que ele era ladrão. O Paulão escutou atentamente aos devarios daquela mulher e sobriamente lhe disse:''MINHA SENHORA, LADRÃO POR LADRÃO, VOTE NO PAULÃO'', e a mulher calou a boca.

  4. Enviado 16-03-2011 às 08:58:18

    jesus disse:


    mateus acho que vc esqueceu de alguns exemplos no seu comentario, irei citar agora, realmente acho que tem toda razao em seu comentario mas vc esqueceu de fala das pessoas que receben dinheiro de politico para ver o bem, falando que nao ha buraco a onde existe uma cratera, as vezes tem pessoas na nossa cidade que nao fala mal por que recebem dinheiro, as vezes tem pessoas na cidade que nao fala o mal mas pensa em fazer o mal,e muito triste viver da desgraça dos outro e triste.portanto mateus reflita um pouco mais do seu comentario veja a sua vida passada ve se voce nunca pensou ou falou mal de alguem,. sabe mateus pecados todos nos temos mas ser senvergonha sao poucos. parabens pela sua materia quem sabe ela nao sirva para lava a alma e o pensamentos de alguns na nossa cidade.

  5. Enviado 16-03-2011 às 07:25:22

    silmara disse:


    heim como faco pra por minha foto no ladinho que aparece ao fim de cada depoimento? eu odeio quem fada mal dos outros tem gente que se acha . mas por outro lado adoro umas fofoquinhas rsrsrsrsr

  6. Enviado 16-03-2011 às 04:04:19

    COLABORADOR disse:


    Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde total em assai = 11 leitos Informação esta que está no site do IBGE. Numero este de pessoas que tem a lingua solta !!!!!!

  7. Enviado 16-03-2011 às 03:02:36

    ROBERTO disse:


    EU ACHO QUE FALAR MAL OU SER CHATO E MAL HUMORADO EH MEIO QUE DE NASCENÇA .,,, EXEMPLO = BONITAO DO FLIPERAMA ,,,EU QUANDO ESTOU ME SENTINDO MAL DESANIMADO COM A VIDA ,VOU LA TER UMA PROSA COM ELE , SAIO DE LA TOTALMENTE REVIGORADO ,PENSANDO ,AINDA BEM QUE NAO SOU ELE .

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

    » Parceiros

VEJA TODOS
Copyright © 2010 Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br