Londrina

Postado dia 12/10/2013

Samu está sem carro para médico e tem ambulâncias quebradas

de O Diário

O veículo de intervenção rápida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está quebrado, o que prejudica o deslocamento dos médicos até o atendimento de pacientes. Nessa quinta-feira (10), por exemplo, um trabalhador caiu de um andaime, de uma altura aproximada de oito metros e ficou gravemente ferido.

A equipe do Siate acionou o apoio do médico, mas não havia veículo para levá-lo. Socorristas e vítima foram então até a sede do Samu, na Rua Maranhão, para que o ferido tivesse o acompanhamento necessário. O diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Marcus Guanais, disse que o problema será resolvido nesta sexta-feira (11). 

"Ele foi baixado para manutenção para troca de pneus, troca de pastilha de freios, alinhamento e balanceamento. Hoje, ele já volta a rodar novamente", prometeu. O veículo ficou parado por três dias para manutenção, mas o Samu ainda precisa resolver o conserto de cinco ambulâncias quebradas. 

Duas delas já estão na funilaria e ainda passarão por vistoria mecânica, enquanto outras três tiveram o motor fundido. Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde ainda estuda o orçamento do reparo para depois pedir a aprovação de recursos. Uma viatura avançada ainda está parada há mais mais de um mês, por entraves burocráticos.

 "A gente está com uma avançada aguardando seguro. Todos os papéis já foram encaminhados e estamos aguardando ficar pronto. É uma viatura doada pelo governo do Estado. Ela não está na frota do governo e não foi patrimoniada pelo município. A gente precisa desse seguro para patrimoniar", disse. 

Além dos problemas com carros, o Samu ainda registra um déficit de nove médicos. Segundo Guanais, a falta deve ser amenizada com a contratação já aprovada de profissionais pela Secretaria Municipal de Saúde.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br