Londrina

Postado dia 05/12/2013

Câmara de Londrina concede Cidadania Benemérita a José Makiolke

O ex-vereador e profissional de comunicação em Londrina há 49 anos, José Maria Makiolke, o "Zezão", será homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Benemérito de Londrina, durante sessão solene marcada para esta sexta-feira (6), às 20h, no plenário do Legislativo. A iniciativa para a concessão da honraria partiu do vereador Tio Douglas (PTB), foi subscrita por mais 14 vereadores e vereadoras e sancionada por meio da Lei n° 11.893, de 16 de agosto de 2013.

José Maria Makiolke nasceu em Londrina em 7 de novembro de 1947. A vocação para as artes teve início aos 15 anos, em 1962, quando participou  do teatro infantil e encenou durante dois anos, quatro peças da Companhia de Teatro Iracema Luí, que recrutava jovens atores nas escolas. A vida de profissional da comunicação começou no rádio em 1964, quando participou do grupo de rádio-teatro da Rádio Difusora de Londrina, que mantinha em seus quadros os profissionais Luciano Musetti, Dorival Jimenez, Carlos Gonçalves e Gracita Leonel.

Em 1966, logo após a inauguração da TV Coroados, Zezão foi convidado a integrar o grupo de atores contratados pela emissora para atuar no teatro ao vivo, encenado nos estúdios da televisão. Participavam atores de São Paulo, como Paulo Goulart e Nicete Bruno, que apresentavam a série "A felicidade bate à sua porta".

Devanir Parra/CML

Câmara de Londrina concede Cidadania Benemérita a José Makiolke - Devanir Parra/CML

Homenagem a Zezão começa as 20h desta sexta-feira (5)

 

Zezão completava o elenco, ao lado de outros atores como Antonio Petan e Jurandir Panza. Makiolke também participou da série ao vivo denominada "Juventude Transviada", encenada pelos atores paulistas Cláudio Cunha e Cleri Cunha. Na TV Coroados, Zezão ocupou a função, durante muitos anos, de apresentador de telejornal.

Recentemente, em outubro deste ano, Zezão completou 43 anos como locutor da Rádio Paiquerê AM de Londrina, apesar de ter se afastado da emissora por um curto período de tempo, para trabalhar nas rádios Tupi e Tamoio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na área de comunicação fez de tudo um pouco: apresentação, redação e edição de telejornalismo e radiojornalismo; comerciais de TV e disque jóquei radiofônico, hoje conhecido como comunicador de massa. Também atuou como mestre de cerimônias e apresentava shows e comícios de campanhas políticas.

Zezão contabiliza hoje, nos seus 49 anos de atuação no rádio e na televisão, um relacionamento com cinco gerações de ouvintes e telespectadores. "Pessoas que namoravam ouvindo o rádio, casaram e tiveram filhos. Hoje são avós e continuam ouvindo o rádio, assim como os seus filhos e netos, e consequentemente acompanhando o meu trabalho", afirma orgulhoso José Makiolke.

Zezão realizou inúmeros shows pelos bairros da cidade imitando Elvis Presley e vestido de Papai Noel, para alegria de uma legião de crianças e adultos. Amante da música e da natureza, José Makiolke também dedica parte do seu tempo para cuidar de cães, a maioria maltratados e abandonados pelas ruas da cidade. Atualmente "adotou" 50 cachorros, acomodados no quintal de sua casa.

A vida político-partidária de José Maria Makiolke teve curta duração. Em 1992 candidatou-se a uma vaga na Câmara de Vereadores de Londrina, foi eleito pelo PMDB e exerceu o mandato durante a 11ª Legislatura, de 1993 a 1996. Para o vereador Tio Douglas, proponente da honraria, a entrega do título de Cidadão Benemérito de Londrina a José Maria Makiolke significa o reconhecimento da cidade a um dos seus filhos ilustres, que no exercício da profissão de comunicador presta relevantes serviços à comunidade. "É um pioneiro do rádio e da televisão e um ex-vereador desta Casa, que deu sua cota de contribuição para o progresso de Londrina", afirmou o vereador.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br