Notícias

Postado dia 10/12/2013

Projovem promove aperfeiçoamento profissional de 17 formandos

Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli fez a entrega, sexta-feira, 7, de certificados de conclusão dos cursos de Administração e Serviços Pessoais a 37 formandos de Jaboti, do programa Projovem Trabalhador Juventude Cidadã.

Os trabalhadores participaram da qualificação profissional durante seis meses e, segundo Romanelli, estão aptos a ingressar no mercado de trabalho ou ampliar a atividade profissional já exercida.

Os cursos do Projovem Trabalhador têm carga horária de 350 horas/aula. Isso representa praticamente a metade da carga horária de um curso técnico no âmbito do ensino médio, que é a partir de 800 horas/aulas, explica.

O prefeito Vanderley de Siqueira e Silva, o Lei da Lica, destacou que tão desafiante quanto a Educação Profissional é a geração de empregos no município. E apelou ao apoio de Romanelli para a construção de barracões industriais. Agora que temos mão de obra qualificada e recursos financeiros através do Banco do Empreendedor, precisamos de espaço para instalar as empresas que serão iniciadas a partir deste curso”, solicita o prefeito.

O estudante Adriel Reis, que se formou no curso de Administração e representou os formandos na solenidade de formatura, solicitou a continuidade dos programas de qualificação profissional no município. “

O secretário Romanelli destacou, ainda, que além do Projovem Trabalhador, em 2014 haverá ofertas de cursos de qualificação profissional também pelo Pronatec, para que os estudantes tenham a oportunidade de se profissionalizar e competir com mais tranquilidade e segurança as vagas no mercado de trabalho.

Aperfeiçoamento  Em Jaboti, o programa ProjovemTrabalhador possibilitou não apenas a qualificação de jovens para o primeiro emprego, mas o aperfeiçoamento daqueles que já atuam no mercado de trabalho.

Esse é o caso, por exemplo, da manicure Josibel de Oliveira Cunha, 29 anos. Aestudante, que se formou em Serviços Pessoais pelo Projovem Trabalhador —Juventude Cidadã, trabalha a 12 anos atendendo as clientes na casa dela. “Gosto deste trabalho e, por isso, optei em me matricular no Projovem. Minhas clientes sempre pediram para que eu ampliasse o atendimento, oferecendo outros serviços. Agora já posso atendê-las”, explica.

Coma conclusão do curso, Josibel garante que dobrou o número de clientes. “Antes eu atendia apenas como manicure. Hoje faço também maquiagem, depilação e corte cabelo, o que possibilitou que o número de clientes dobrasse nestes últimos seis meses, assim como os meus rendimentos”, comemora. E continua: Eu indico o Projovem a todos os trabalhadores que queiram se aperfeiçoar e também àqueles que ainda não estão trabalhando. Não percam a próxima oportunidade e se matriculem”, aconselha.

Mesmo caso é o do frentista Wiliam Siqueira de Souza, 21, que se formou em Administração.“Fiz a opção por esse curso do Projovem Trabalhador por ser esse um mercado promissor e que abre oportunidades de emprego”, observa. Com a qualificação,ele aguarda agora uma oportunidade para receber promoção no local onde trabalha ou até mesmo a possibilidade de ingresso em uma atividade profissional, mais rentável. Eu tenho certeza de que, agora, com a qualificação profissional,tenho condições de exigir uma melhora salarial, pois estou mais bem preparado para o mercado de trabalho. Estudar é sempre bom. E vale a pena. Por isso, quem não fez, faça um curso de qualificação profissional e compare a diferença do trabalho com qualificação e sem qualificação. Com qualificação é muito melhor para quem quer ter sucesso e ampliar os horizontes”, conclui.

Projovem  

O Projovem Trabalhador é um programa do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Paraná, que visa à qualificação de jovens entre 18 e 29 anos, qualificando-os para o mercado de trabalho. A carga horária exigida para o curso é de 350 horas, das quais 100 horas são destinadas à qualificação social, onde são abordados questões de Ética e Cidadania, Educação Ambiental, Noções de Direitos Trabalhistas e Qualidade de Vida. As outras 250 horas são dedicadas à teoria e prática da qualificação profissional.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br