Vídeos

Postado dia 04/02/2014

Vídeo multiétnico da Coca-Cola não agradou alguns americanos

 

Na noite de ontem, no badalado intervalo do Super Bowl, a Coca-Cola veiculou pela primeira vez sua nova campanha It's Beautiful. O comercial defende que os Estados Unidos são um belo país, assinando com a hashtag #AmericaIsBeautiful, mas por causa das pessoas que o fazem assim.

O vídeo mostra cenas com famílias de diversas etnias, e tem músicas cantadas em espanhol, árabe, hindu, francês, mandarim e hebraico. 

Por ir além da cartilha básica encontrada em campanhas nacionalistas, o anúncio ganhou reconhecimento, e foi eleito por especialistas como um dos melhores comerciais exibidos na final do futebol americano em 2014. No entanto, a recepção ao vídeo nas redes sociais não foi de toda amigável.

Parte dos usuários usaram seus perfis para defender que o vídeo deveria ter sido feito apenas em inglês, e que a escolha descaracterizaria os Estados Unidos. Alguns chegaram a ameaçar trocar a marca pela rival Pepsi como forma de punição. A página da Coca-Cola no Facebook também se tornou cenário para queixas. 

Até agora, nem a Coca-Cola nem a agência responsável pelo vídeo, a Wieden & Kennedy, pronunciaram-se oficialmente sobre o assunto, ainda que a imprensa americana tenha se dedicado a entender os motivos da reação negativa.

Em artigo na revista Time, o crítico de TV James Poniewozik relembrou a diversidade americana, defendendo que o inglês não é a única língua na rotina de um país tão plural. "Trazemos conosco nossas línguas nativas e as compartilhamos, fazendo desse país um lugar melhor e mais forte", resumiu. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br