Assaí

Postado dia 22/10/2010

Com laptops, alunos ensinam uns aos outros Imprimir

Dê a eles um laptop. e um grupo de alunos vai ensinar uns aos outros.

Eis a lição a ser apreendida por Santa Cecília do Pavão, seguindo exemplo bem sucedido de vários países do mundo.

Em solenidade marcada para esta sexta-feira, 22, às 16h30, o prefeito Edimar Santos (PTB) faz a entrega de 992 computadores portáteis a alunos da rede municipal e estadual. Outros 98 já foram entregues ao professorado daquela localidade.

Trata-se do projeto UCA Total (Um Computador por Cada Aluno), do governo federal. Diante do investimento envolvido no projeto, há quem se pergunte sobre o impacto de tal iniciativa na qualidade de ensino até então oferecido naquela localidade do norte paranaense.

A inspiração para a nova realidade vivenciada por Santa Cecília do Pavão pode vir de relatos do professor de Tecnologia Educacional, Sugata Mitra, da Universidade de Newcastle, da Ingaterra.

Durante mais de uma década, o indiano Sugata Mitra tem se dedicado a mostrar ao mundo questões interessantes que acontecem quando as crianças são levadas a aprender por elas mesmas. Seus relatos envolvem experiências bem sucedidas acerca do uso de computadores portáteis (laptops) em remotas regiões do mundo.

Com ajuda de indústrias do setor, Sugata Mitra começou há dez anos a instalar computadores em salas simples em lugares públicos em centenas de vilarejos e favelas na Índia, Cambodia e África.

Os computadores foram projetados para criancas entre 6 e 15 anos, sem custo e sem qualquer monitoria. Nos cinco primeiros anos da experiência, foi mostrado que aqueles grupos de criancas podiam ensinar umas a outras como usar o computador e a internet.

Dez anos depois, uma garota da zona rural de Maarastra, na Índia, está estudando engenharia da aeronáutica. Outro rapaz do vilarejo que se tornou engenheiro genético em um dos principais laboratórios da Índia, o qual ele descobrir após leitura da revista New Scientist.

Também na cidade indiana de Hyderabad, grupos de crianças apresentaram melhorias significativas na pronúncia da língua inglesa, após poucas horas de prática por sua própria conta. Elas usavam um computador e um programa leitor de texto que havia sido implementando com o sotaque do inglês nativo.

No vilarejo atingido pelo tsunami, Kalikuppam, no sul da Índia, crianças com acesso ao computador ensinaram umas as outras conceitos básicos de biotecnologia em inglês.

Da experiência relatada pelo pesquisador indiano Mitra, conclui-se que os professores devem ser treinados para formular questões simples que farão brotar curiosidade e interesse por parte dos alunos. 

No caso do município paranaense de Santa Cecília do Pavão, que desenvolve o programa Um Computador por Cada Aluno (UCA Total), os alunos da rede pública municipal e estadual devem ser incentivados a formar grupo de estudos, com 4 ou 5 pessoas cada.

Diante de questões formuladas por seus professores, os alunos teriam a incumbência de, em grupo, buscar as múltiplas respostas, de acordo com uma visão de disciplinaridade.

Além de Orkut e MSN, a utilização dos novos laptops - em Santa Cecília do Pavão e em outros quatro municípios brasileiros – deve servir de ferramenta capaz de proporcionar uma visão ampla de mundo. Há necessidade de professores altamente capacitados para lançar nos corações do alunado a vontade de querer aprender, mais e mais.

Ou seja, o desafio é fazer com que os alunos aprendam a aprender, e façam assim suas descobertas diárias.

Em Santa Cecília do Pavão, a solenidade de entrega dos laptops acontece nessa sexta-feira, às 16h30. Bem, está lançado o desafio!


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br