Veja Também -
Municípios realizam oficinas do projeto Metrópole Paraná Norte
São José dos Pinhais registra aumento na oferta de empregos
Lindoeste completa 29 anos, com geração de dezenas de empregos
Tide Balzanelo quer cascalhar 100% das estradas rurais de Sertanópolis
Sengés retoma reforma de ginásio paralisada há 20 anos
- Veja + Cidades em Destaque
Cidades em Destaque
Postado dia 09/10/2014
Jataizinho amplia escolas e busca oferta de ensino integral
Celso Ribeiro, diretor de Educação |
Atualmente todas as escolas municipais de Jataizinho contam com jornada de cinco horas diárias. Segundo o diretor de Educação, Celso Ribeiro, a meta é médio prazo é aumentar aquela jornada diária, com a oferta de mais atividades de contraturno e ainda ampliar a oferta de ensino integral no município.
Como atividades de contraturno as escolas da rede municipal de ensino já dispõem de dança, futsal, teatro, reforço escolar de matemática e português, interpretação de texto e ginástica rítmica feminina.
Quanto ao número de crianças e adolescentes envolvidos naquelas atividades, o diretor de Educação comenta que os maiores projetos são de ginástica rítmica feminina (com 150 matriculados, entre 7 a 15 anos), futebol de campo (100 alunos, de 9 a 16 anos), futsal (aproximadamente 80 pessoas, de 7 a 14 anos) e ainda a Guarda Mirim (80 inscritos).
Como avanço registrado nesses dois anos da atual administração, Ribeiro enumera a introdução do Educador Social no Plano de Carreira, crescimento expressivo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), expansão do atendimento na Educação Infantil, com a inclusão de todas as crianças de 4 a cinco anos na rede municipal, aquisição de veículo adaptados para a Apae e zona rural, incorporação da escola Dom Pedro II (que era estadual), obras de cobertura de quadras poliesportivas, parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para oferta de cursos de informática para alunos e professores.
Como projeto ainda a ser implantado, Celso Ribeiro cita a proposta de construção de uma escola estadual na região conhecida como Pombal, que reúne os conjuntos Otaviano Duarte, Jesuíno Salineti e Antônio José Vieira, devido à expansão populacional naquela área.
Já a rede municipal de ensino deve ser também ampliada, comenta o diretor de Educação. Ele revela que a escola municipal Princesa Izabel vai ganhar em breve duas salas de aulas e banheiros, a partir de recursos próprios do município.
Licitação para aquela obra deve acontecer em breve. Para o médio prazo a administração Élio Batista da Silva (PDT) também pretende construir um bloco de cinco salas de aulas naquela escola, acrescenta o diretor Celso Ribeiro.