Norte do Paraná

Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08

ltambaracá completa aniversário de emancipação política

Segundo BURFFERLY (1958) a cidade de ltambaracá foi fundada pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho que, em 1922, era possuidora de 35 alqueires de terras às margens do córrego Jaborandi. Dividida e demarcada esta área, formou-se ali um pequeno povoado que recebeu o nome de Jaborandi, por estar situada às margens do córrego do mesmo nome.

Os primeiros habitantes deste povoado foram os senhores António Parralego, Luiz António Rodrigues, João Alves, Manoel da Silva Machado, Lázaro Gomes Pinto, Major Florêncio e o Capelão João Faustino.
Com a criação do Município de Cambará, o patrimônio de Jaborandi passou a fazer parte deste último. Pelo Decreto-lei n° 199 de 31 de dezembro de 1943, foi criado o Município de Andirá, do qual Jaborandi passou a fazer parte como Distrito Administrativo, porém com a denominação de Itambaracá.
Pelo Decreto-lei estadual n° 32 de 7 de fevereiro de 1955, Itambaracá foi elevado à categoria de Município, tendo como primeiro Prefeito Municipal, eleito em 3 de outubro daquele ano, o Sr. Horácio Cheira, que tomou posse em 30 de novembro, data de instalação do município. Esta data até hoje é comemorada como sendo a de Emancipação Políitica de Itambaracá (aniversário da cidade).

O Município de Itambaracá limita-se com os Municípios de Andirá, Santa Mariana, Bandeirantes e com Estado de São Paulo (rio Paranapanema).                                                       
ltambaracá completa aniversário de emancipação política
                                                                       Itambaracá


                     Belezas naturais, povo bom, gente que vive feliz da vida...


               " Itambaracá completa 59 anos de emancipação política administrativa. Construir a história de uma comunidade é preciso muita luta e perseverança. Cercada por matas verdes e protegida por São Francisco Xavier, essa terra traz a força e a coragem do Paraná. É um pequeno município na divisa com o estado de São Paulo, comarca de Andirá, ao lado de Bandeirantes. Banhado pelos rios Paranapanema e Rio das Cinzas, é um belíssimo vale. Somos autênticos pés-vermelhos. Itambaracá é palavra feminina lembra a mulher terna e forte, significa amor. É soberana e nasceu na primavera, celebração da vida na natureza. Encerro essa homenagem com a canção do expedicionário: "Você sabe de onde venho? É de uma casinha que eu tenho".

                                       MÁRIO FUZETO (técnico contábil) - Itambaracá 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2016 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br