Veja Também -
Jovem diz que usou pé para parar ataque a faca; amigos dela foram mortos
Hospital Regional de Cornélio é inaugurado 13 anos depois: que vergonha
Inaugurado Hospital Regional de Cornélio Procópio
Dois homens ficam feridos após carro colidir contra árvore na PR-218, em São Sebastião da Amoreira
Justiça determina que Sanepar resolva problema de água em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
Sebastião Dias Leite (PT) é eleito novo prefeito de Jundiaí do Sul
Votação foi neste domingo (7); Wander Fonseca (PR) foi eleito vice-prefeito.
Desde 2009 cidade no norte do estado enfrenta troca constante de prefeitos.
Com 1.357 votos, Sebastião Dias Leite (PT) foi eleito, neste domingo (7), novo prefeito de Jundiaí do Sul, no norte do Paraná. Wander Fonseca (PR) foi eleito no cargo de vice-prefeito. Ao todo, 2.139 eleitores foram às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito da cidade, que desde 2009 tem troca de comando administrativo por denúncias de corrupção e prisões. Leite e Fonseca serão diplomados no dia 22 de dezembro e tomam posse no dia 1º de janeiro de 2015. Eles ficaram à frente da prefeitura até dezembro de 2016.
Os eleitores compareceram às urnas das 8h até as 17h, e o resultado da votação foi divulgado após as 18h. A eleição foi realizada porque a Justiça Eleitoral anulou o pleito de outubro de 2012, quando o candidato que havia recebido mais de 50% dos votos válidos teve o mandato cassado.
Márcio Leandro da Silva (PMDB), que ocupa o cargo com prefeito interino teve 715 votos, ou seja, 34,51%. Segundo o cartório eleitoral, 80% dos eleitores do município compareceram para a votação.
Instabilidade política
A instabilidade política em Jundiaí do Sul começou após Valter Abras, prefeito eleito em 2009, ser impedido de assumir o cargo após ser preso. A partir de então, houve seis trocas de prefeitos.
Dois vereadores chegaram a assumir o cargo interinamente. Mas Abras conseguiu voltar a prefeitura de posse de uma liminar, todavia foi afastado de novo pela suspeita de ter desviado verbas do município.
Em 2012, foi eleito Jair Sanches, mas ele também foi afastado pela acusação de abuso de poder econômico. Em 2013 o presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Leandro, assumiu interinamente o cargo.