Veja Também -
Ingrid Andrade e Silvia Abravanel pretendem ser deputadas federais
Polícia Federal homenageia senador que foi vítima de fraude do INSS
Por que Alexandre Curi pode se eleger ao Senado em 2026
Alexandre Curi, ao Senado, muda cenário eleitoral no Paraná
Deputado Renato Freitas tem histórico de envolvimento em confusão e polêmicas- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
Defensoria Pública perde autonomia e verbas, diz bancada do PT
A bancada do PT ingressou na terça-feira, 9, com mandado de segurança no Tribunal de Justiça para impedir a votação do projeto de lei complementar nº 16, que altera vários pontos da Lei Complementar da Defensoria Pública do Paraná. No mandado, os seis deputados petistas alegaram que o projeto é inconstitucional porque a prerrogativa de propor mudanças na Lei Complementar é da Defensoria Pública e não do Executivo.
O artigo 134, parágrafo 2º, da Constituição Federal, assegura às defensorias públicas a autonomia funcional, administrativa e financeira. O projeto do governo suprime a autonomia financeira da Defensoria Pública, institui lista tríplice para a escolha do Defensor Público, quando a legislação atual prevê a indicação do mais votado entre seus integrantes, além de alterar o pagamento de verbas e benefícios para os servidores e membros da instituição. Até o momento da votação em primeira discussão, o pedido ainda não havia sido analisado no TJ.
O projeto foi aprovado em primeira discussão por vinte e oito votos favoráveis e dezesseis contra. O projeto extingue o pagamento de auxílio-transporte e auxílio-alimentação para servidores do órgão. O líder da bancada do PT, deputado Tadeu Veneri, lembrou que, além dessas mudanças, o governo do Paraná também retirou do orçamento da Defensoria R$ 90 milhões de um total de R$ 140 milhões previstos para 2015. O corte na verba da Defensoria foi feita por meio de emenda ao projeto de orçamento para o próximo ano.
“Caso essa lei seja aprovada, está eliminada a possibilidade de termos uma Defensoria Pública com autonomia na condição que prevê a Constituição Federal. Além disso, essas mudanças retiram direitos dos funcionários da instituição. É retirar daqueles que defendem os mais pobres entre os mais pobres”, disse Veneri.
A bancada do PT apresentou um texto substitutivo ao projeto do governo, que será votado em segunda discussão.




