Veja Também -
'Confessou um crime de corrupção. Pois bem, corrupto é', diz deputado Renato Freitas sobre presidente da Assembleia
OAB pede renúncia de Traiano da presidência da Assembleia Legislativa
TJPR derruba liminar que impedia divulgação de corrupção na Assembleia Legislativa
Já tem até pesquisa para substituto: políticos apostam na cassação de Moro
TRT-9: Cooperativa pagará R$ 500 mil por coagir voto em Bolsonaro
- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
Tratores são isentos de IPVA no Paraná, com emenda de Lupion
Emenda apresentada pelo deputado Pedro Lupion (DEM) é aprovada na Assembleia Legislativa

Uma emenda apresentada pelo deputado Pedro Lupion (Dem) e assinado por vários parlamentares isentou do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) os proprietários de tratores e máquinas agrícolas no Paraná. A emenda foi discutida e aprovada na última terça feira, 9, durante as discussões sobre o projeto de lei do governador Beto Richa reajustando vários tributos. “Entendemos que não havia motivos para a aplicação do IPVA nos equipamentos agrícolas, porque 90% deles circulam apenas dentro das propriedades”, disse Pedro Lupion.
A isenção do IPVA, porém, não significa a dispensa de outros documentos veiculares.
A partir do próximo dia 1º de janeiro, de acordo com a Resoluções 429 e 447 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os tratores fabricados um ano antes, a partir de 1º de janeiro de 2013, deverão ter o Registro Nacional de Veículos (Renavan), o que é responsabilidade do fabricante.
Com o número do Renavan, o proprietário deverá obter o Licenciamento (que em 2014 foi de R$ 64,21) e proceder o pagamento do seguro obrigatório contra terceiros – o DPVAT.
Trânsito em vias públicas
Segundo norma do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) os tratores são autorizados a transitar nas vias públicas, mas deverá estar identificado externamente por meio de placas, e estar devidamente registrado e licenciado. Além disso, deverá manter os faróis acesos e não transportar pessoas, principalmente no para-lamas.
Estabelece ainda que é proibido o trânsito de tratores nas rodovias tracionando outro veículo, por corda ou cabo de aço, com exceção da carreta agrícolas, desde que devidamente sinalizada. Para a condução de trator em via pública o condutor deve estar habilitado nas categorias C, D e F.
Pelas suas dimensões e peso, é proibido o trânsito de colheitadeiras nas rodovias, “mesmo com a plataforma de coleta desmontada”, diz a legislação. O modo correto e seguro para o transporte das colheitadeiras é embarcada em um caminhão.
Fontes: PM-PR/ Denatran
A emenda
Esse é o texto da emenda apresentada pelo deputado Pedro Lupion (DEM):
Art. 5º Fica introduzido o inciso XII ao artigo 14, da Lei nº 14.260 de 22 de dezembro de 2003, com a seguinte redação:
“XII – Colheitadeiras e tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas ou de construção, de pavimentação ou guindastes registrados no Sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM , facultados a transitar em via pública, ficam isentos do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA.”