Veja Também -
Centrão e PSD avaliam Ratinho Júnior para presidente como 'alternativa à polarização'
Entrega de triciclos na Paraíba evidencia atraso frente a soluções modernas de reciclagem
Deputados de Alagoas discutem projeto que cria auxílios para população em situação de rua
Deputado Diego Garcia recomenda manutenção do mandato de Carla Zambelli
Rateio do Fundeb destina R$ 20 mil para cada trabalhador da Educação- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
TJ do Paraná muda regimento para agilizar processos
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) aprovou neste mês uma mudança no regimento interno da Corte para distribuir melhor a carga de processos entre as câmaras de julgamento. A medida começa a valer a partir de 1.º de fevereiro de 2015 e tem como objetivo acelerar o trâmite de processos que estão no 2.º grau. A partir dessa alteração na carga de trabalho entre as câmaras, o TJ pretende estudar outras redistribuições de atribuições na Corte.
Conforme explica o desembargador Luiz Cezar Nicolau, o TJ possui cinco câmaras criminais e 18 cíveis. Cada câmara cível julga casos de sua especialidade, como direito de família e tributário. Seis dessas câmaras são responsáveis por julgar temas que não se encaixam em nenhuma das especialidade pré-definidas. “Temos a previsão de equilíbrio de processos entre todas as câmaras, que devem respeitar sua especialização, sempre para que não haja um descompasso muito grande no volume de trabalho. Mas é uma equação muito difícil de se obter”, diz Nicolau.
Com a mudança no regimento, não haverá modificações nas câmaras criminais, apenas nas cíveis – às quais serão acrescidas, além da sua especialização, matérias referentes a alienação fiduciária, que consiste na transferência de bens do devedor ao credor como garantia de seu débito, resolvendo o pagamento da dívida garantida. O desembargador Nicolau diz que a medida é necessária diante da grande quantidade de recursos que tratam de alienação judiciária: em dois anos, entraram no TJ quase 40 mil recursos que tratam dessa matéria.
da Gazeta do Povo




