Veja Também -
'Confessou um crime de corrupção. Pois bem, corrupto é', diz deputado Renato Freitas sobre presidente da Assembleia
OAB pede renúncia de Traiano da presidência da Assembleia Legislativa
TJPR derruba liminar que impedia divulgação de corrupção na Assembleia Legislativa
Já tem até pesquisa para substituto: políticos apostam na cassação de Moro
TRT-9: Cooperativa pagará R$ 500 mil por coagir voto em Bolsonaro
- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
DER-PR promove educação patrimonial em escolas do Paraná
Uma parceria do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e escolas estaduais está ensinando os alunos a importância de preservar áreas históricas e sítios arqueológicos. As primeiras ações foram feitas em escolas de Cerro Azul e Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, onde o DER-PR está fazendo obras de recuperação de rodovias (PR-092) e estuda a ampliação da capacidade desta mesma estrada.
O trabalho de orientação aos alunos (educação patrimonial) inclui atividades com argila, cerâmica, jogos, tabuleiros e palestras. Desde uma publicação do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), todas as obras e também estudos de engenharia que retiram material do solo, deverá ter um arqueólogo e também ações de conscientização da sociedade, em especial nas escolas.
As escolas que já passaram por este trabalho são Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Doutor Ulysses, e o Colégio Estadual Princesa Izabel, em Cerro Azul. Como na região o DER-PR está fazendo o estudo da pavimentação da PR-092, as equipes já estão identificando vestígios arqueológicos e ações de resgate de patrimônio, caso sejam encontrados sítios arqueológicos.
“Essas ações trazem mais segurança para o patrimônio histórico e cultural do nosso Estado, garantindo que os projetos e as obras executadas contemplem os resultados dos estudos arqueológicos”, explica a Assessora de Engenharia Ambiental, Fernanda Valentim Nagal Holzmann.
O trabalho de orientação de patrimônio histórico também está sendo feito com engenheiros do DER. A arqueóloga Deisi Scunderlick Eloy de Farias ministrou palestra aos engenheiros do DER-PR sobre o panorama da arqueologia no sul do país. Os temas abordados foram legislação, aspectos culturais, exemplos de empreendimentos e a importância de implementar os procedimentos arqueológicos, assim como da preservação do patrimônio cultural.
Os engenheiros que participaram da palestra aprovaram a iniciativa: “O tema é muito relevante para a identidade do nosso Estado e deve ser abordado em outros eventos”, enfatizou o engenheiro e gerente de operações do DER-PR, Mário Antonio Faraco.