Política Paranaense

Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08

DER-PR promove educação patrimonial em escolas do Paraná

DER-PR promove educação patrimonial nas escolas do ParanáUma parceria do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e escolas estaduais está ensinando os alunos a importância de preservar áreas históricas e sítios arqueológicos. As primeiras ações foram feitas em escolas de Cerro Azul e Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, onde o DER-PR está fazendo obras de recuperação de rodovias (PR-092) e estuda a ampliação da capacidade desta mesma estrada.

O trabalho de orientação aos alunos (educação patrimonial) inclui atividades com argila, cerâmica, jogos, tabuleiros e palestras. Desde uma publicação do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), todas as obras e também estudos de engenharia que retiram material do solo, deverá ter um arqueólogo e também ações de conscientização da sociedade, em especial nas escolas.

As escolas que já passaram por este trabalho são Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Doutor Ulysses, e o Colégio Estadual Princesa Izabel, em Cerro Azul. Como na região o DER-PR está fazendo o estudo da pavimentação da PR-092, as equipes já estão identificando vestígios arqueológicos e ações de resgate de patrimônio, caso sejam encontrados sítios arqueológicos.

“Essas ações trazem mais segurança para o patrimônio histórico e cultural do nosso Estado, garantindo que os projetos e as obras executadas contemplem os resultados dos estudos arqueológicos”, explica a Assessora de Engenharia Ambiental, Fernanda Valentim Nagal Holzmann.

O trabalho de orientação de patrimônio histórico também está sendo feito com engenheiros do DER. A arqueóloga Deisi Scunderlick Eloy de Farias ministrou palestra aos engenheiros do DER-PR sobre o panorama da arqueologia no sul do país. Os temas abordados foram legislação, aspectos culturais, exemplos de empreendimentos e a importância de implementar os procedimentos arqueológicos, assim como da preservação do patrimônio cultural.

Os engenheiros que participaram da palestra aprovaram a iniciativa: “O tema é muito relevante para a identidade do nosso Estado e deve ser abordado em outros eventos”, enfatizou o engenheiro e gerente de operações do DER-PR, Mário Antonio Faraco.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2016 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br