Política

Postado dia 31/01/2015 às 19:40:08

Vereador é suspenso por piada sobre a morte de Eduardo Campos

A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara de Limeira (SP) suspendeu por 10 dias o vereador André Henrique da Silva, o Tigrão (PMDB), por quebra de decoro ao publicar uma piada na internet sobre a morte do candidato à presidência, Eduardo Campos (PSB). O parecer final foi dado na sessão de quinta-feira (29) e o Legislativo vai convocar, ainda nesta sexta (30), o suplente Bruno Bortolan (PMDB) para assumir o gabinete no plenário enquanto o parlamentar estiver suspenso.

A relatora da comissão foi a vereadora Erika Tank (Pros). Na sessão de quinta-feira, o plenário votou dois quesitos. O primeiro foi a postagem de Tigrão em uma rede social, que mostra a presidente Dilma Rouseff (PT) com os dizeres "mandei derrubar mesmo e se reclamar mando derrubar o do Aécio", no dia 13 de agosto de 2014, logo após a confirmação de que o candidato do PSB havia morrido em uma acidente aéreo. De acordo com a assessoria do Legislativo, foram 14 votos favoráveis à suspensão e quatro contra.

 

O segundo item foi sobre a participação do vereador em um programa de TV, com falas referentes à Câmara Municipal, e que foram consideradas impróprias pela comissão. Nesse quesito, também foram 14 votos a favor e quatro contra, sendo que o próprio Tigrão, Nilton Santos (PRB), presidente da Casa, e o parlamentar Jú Negão (PSB), que apresentou o relatório pedindo a cassação do vereador, não participaram da votação.

O que diz Tigrão
O vereador Tigrão afirmou por telefone ao G1 que se surpreendeu com a decisão da comissão de suspender suas atividades por dez dias. Inicialmente, uma das possibilidades seria a cassação definitiva do mandato, mas a hipótese foi descartada. Caso não houvesse punição, o processo seria arquivado. "Eu apresentei a minha defesa, expliquei aos meus colegas a minha situação e achei mesmo que o processo seria arquivado. Fiquei muito triste, eu não tive maldade em nada", disse.

O parlamentar ainda afirmou que terá uma reunião com a advogada para saber se vai recorrer da decisão. Além disso, Tigrão afirmou que vai assistir à sessão da próxima segunda-feira (29) mesmo estando suspenso. "Eu já havia pedido desculpas, acho que não precisava disso, a cidade está cheia de problemas, tem coisas mais importantes para pensar", explicou.

Comissão da Câmara de Limeira que sugere suspensão de vereador (Foto: Ronald Gonçalves/ Prefeitura de Limeira)
 
Comissão viu quebra de decoro parlamentar  (Foto: Ronald Gonçalves/ Prefeitura de Limeira)


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br