Vestibulares e Concursos

Postado dia 07/02/2015 às 10:24:37

Marinha abre vagas para Moço de Convés no Paraná

A Marinha do Brasil divulgou edital de concurso com 30 vagas para o curso de formação de Aquaviários – Moço de Convés da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). As inscrições iniciam em abril e a primeira etapa de provas está prevista para maio de 2015.

Requisitos
É necessário ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a), maior de 18 anos de idade (até o dia da inscrição), com nível de escolaridade mínima do 9.º ano (antiga 8.ª série) do Ensino Fundamental. E ainda possuir indicação de empresa com embarcações classificadas para navegação de mar aberto, ou de apoio portuário, de AB igual ou superior a 50.

Inscrições
As inscrições iniciam no dia 3 de abril de 2015 e vão até o dia 5 de maio de 2015, das 8h30 às 11h30, no Grupo de Atendimento ao Público da Capitania (Rua Benjamin Constant, nº. 707, Costeira, Paranaguá). A taxa é de R$ 8,00.

Provas
Os candidatos passarão por duas etapas de seleção, a primeira está prevista para o dia 8 de maio de 2015; e a segunda na data provável de 20 de maio de 2015.

1ª etapa – provas escritas sobre conhecimentos de Português e de Matemática. Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver nota mínima 5 em cada uma das disciplinas constantes das provas escritas, estando assim, em condições de participar da segunda etapa.

2ª etapa – os candidatos aprovados na 1ª etapa serão submetidos a um teste de suficiência física, composto de prova de natação (na distância de 25 metros, sem limite de tempo (NÃO SERÁ ACEITO NADO TIPO “CACHORRINHO”) e prova de permanência flutuando (sem qualquer auxílio, com duração de 10 minutos – O CANDIDATO NÃO PODERÁ SUBMERGIR NENHUMA VEZ).

Período Escolar 
Está previsto para acontecer entre os dias 2 de junho de 2015 a 24 de outubro de 2015, das 14h30 às 20h30, com direito a empréstimo de material de ensino e merenda escolar. Os aprovados seguem para o Programa de Instrução no Mar.

Programa de Instrução no Mar (PIM)
Após aprovação do período escolar, realizado em sala de aula, o aluno será submetido ao PIM, como Praticante de Moço de Convés, por um período de no mínimo dois meses, a bordo de embarcações classificadas para a navegação em mar aberto, com arqueação bruta igual ou superior a 500 e iniciado, preferencialmente, logo após o término do período escolar.

Haverá um Livro Registro de Instrução (LRI) para registro das tarefas executadas sob orientação de um Instrutor (Oficial de Náutica ou um subalterno apto), designado pelo Supervisor do PIM (Imediato) e ratificado pelo Comandante da embarcação.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br