Norte do Paraná

Postado dia 25/02/2015 às 01:10:32

Vilela: de uma portinha em Cornélio Procópio para mais de 20 filiais

Do que começou em apenas uma portinha comercial em Cornélio Procópio, no norte do Paraná, o grupo Vilela se transformou em empresa consolidada com 21 filiais, entre silos e lojas, e unidade em Santa Rita do Trivelato, em Mato Grosso.

Um pouco dessa história é contada pelo sócio Paulo Vilela, a quem o sucesso se deve à parceria firmada com agricultores da região, além da assistência técnica oferecida ao longo dos anos, além da segurança e honestidade no cumprimento dos acordos comerciais firmados.

Segundo informe institucional da Vilela, o sucesso ao longo do tempo também é fruto de parcerias com as principais fornecedoras mundiais de insumos.

A seguir trechos de entrevista concedida pelo empresário Paulo Vilela ao portal Revelia e ao programa Revelia no Ar, transmitido pela rádio Terra Nativa Cornélio AM 810, de segunda a sexta-feira, entre 10 e 11 horas:

Revelia: Como se originou o atual grupo Vilela?

Paulo Vilela: O grupo Vilela foi formado - nós começamos a trabalhar em 1985. No início nós trabalhávamos só com defensivos agrícolas. Aí a partir de 1997 nos começamos a trabalhar com recebimento de soja. E de lá para cá, de 1985, a Vilela - que começou em Cornélio, com uma portinha, hoje nós temos mais de 20 filiais, todas praticamente trabalhando com defensivos, fertilizantes, recebimento e comercialização de grãos. 

Então foi uma expansão grande, com a ajuda de todos os agricultores, com a parceria com os agricultores da região, que reconheceram o trabalho que a Vilela vem fazendo na parte de assistência técnica. E é um grupo hoje que está bem consolidado aqui na região, não só de Cornélio, mas nos municípios vizinhos.

Revelia: A que o senhor atribui essa expansão nos negócios?

Paulo Vilela: Primeiramente, acho que foi a assistência técnica. Nós sempre tivemos muito esse cuidado com o agricultor, fazendo com que ele sentisse segurança em trabalhar com a Vilela. Nós sempre prezamos muito pela assistência técnica para que ele a cada dia produzisse mais. Segundo é a segurança, é a honestidade de um trabalho muito aberto, muito correto, sempre com os pagamentos em dia que fez com que o agricultor da região acreditasse sempre na Vilela.

Revelia: No Paraná existe mais de 14 cooperativas que faturam mais de um bilhão, e muitas delas em pequenos municípios. Qual a importância disso para a comunidade local?

Paulo Vilela: O faturamento alto se deve, vamos dizer assim, ao fato de se estar agregando valor nas coisas. A indústria de transformação de soja, de ração, que atende o setor de frango, de porco, tudo isso vai agregando valor. A própria Vilela hoje tem um faturamento bastante alto, mas é por causa disso: porque a soja vale muito, o milho está  sendo exportado. Os fertilizantes acabam fazendo um volume. Esse faturamento é muito importante para a região. Isso traz emprego, traz benefícios através de fretes e de uma série de coisas. A região está sendo beneficiada com isso. É dinheiro gerado e que fica na região. Acho que cada vez mais a gente tem que dar ênfase nisso e apoiar realmente as empresas que estão trabalhando nessa área.

Revelia: Nesse começo de ano tivemos uma feira importante do setor, o Show Rural, em Cascavel, que a cada ano apresenta novas tecnologias no meio rural. Como o senhor vê  a tecnologia utilizada no campo atualmente?

Paulo Vilela:  A tecnologia cada dia está evoluindo mais. É um processo que não para nunca, tanto na área genética, melhoramento vegetal, que é o melhoramento da soja, do milho, como também na área de produtos. Cada dia nós temos defensivos mais eficientes e com toxidade menor, menos agressão ao meio ambiente. Essa feira de Cascavel, na realidade coincidiu exatamente com o Dia de Campo nosso. Foi mostrado em Cascavel praticamente o que mostramos no Dia de Campo, que são as novas tecnologias, novas variedades, fertilizantes mais adequados, agricultura de precisão. Claro que não estamos nos comparando  com Cascavel, que é uma feira de muito mais tempo, de uma grandiosidade muito maior, mas nós também temos a nossa aqui e estamos mostrando isso para o agricultor aqui em loco.

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br