Norte do Paraná

Postado dia 25/02/2015 às 21:52:50

Falta de estacionamento é problema em Jacarezinho e Cornélio Procópio

A cidade de Jacarezinho está em processo de municipalização do trânsito, de acordo com a diretora do departamento de Trânsito, Laís Cornélia Lamin de Oliveira, com a mudança administrativa será possível implantar o estacionamento rotativo nas principais vias. "As leis estão sendo enviadas para a Câmara Municipal, a partir desta fase poderemos ordenar melhor a questão do trânsito e sinalizar a cidade de forma mais adequada."

Conforme ela, uma vez aprovado pela Câmara Municipal, o projeto segue para avaliação do Conselho Estadual de Trânsito, em Curitiba. "Por enquanto o trânsito está sob responsabilidade do Estado, com a municipalização poderemos fazer convênios para instalação de radares, contratar agentes de trânsito, regulamentar a velocidade do fluxo e tomar outras medidas", elenca. O município de Jacarezinho tinha 10.902 veículos e 2005 e em 2014 passou a ter 20.187 veículos registrados, o aumento foi de 85%.

VAGAS ROTATIVAS
Em Cornélio Procópio as ruas estão "estranguladas" por conta do excesso de veículos. O termo foi usado pelo secretário municipal de Administração, Carlos Eduardo de Carvalho Medeiros. Segundo ele, em 2013 havia um estacionamento rotativo na cidade, mas como o trânsito não era municipalizado, não havia penalidade aos motoristas que desrespeitavam as regras, por isso o sistema caiu em descrédito. Em dezembro do ano passado o estacionamento rotativo voltou a funcionar , mas agora o trânsito é gerenciado pelo município. "O estacionamento é tocado por uma empresa terceirizada. Criamos o departamento de Trânsito que multa e fiscaliza as vias", comenta.

Segundo ele, hoje está mais fácil encontrar vagas de estacionamento na área central da cidade. "Era preciso tomar uma iniciativa. Cornélio é um polo regional, muitos municípios precisam dos nossos serviços e isso acabava piorando a situação do trânsito. O fluxo diário é muito grande", destaca. Segundo ele, a cidade está investindo agora na sinalização para uma melhor orientação dos condutores. "Não tivemos um planejamento viário e hoje estamos estudando a questão. A prioridade do município atualmente seria a criação de artérias para facilitar o escoamento do trânsito no sentido centro-bairro", afirma. Conforme ele, este é o ano de estudar as possibilidades, levantar dados e no ano que vem alguns investimentos devem ser executados no setor.

da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br