Norte do Paraná

Postado dia 27/02/2015 às 07:35:56

Professores estaduais mantêm greve e marcam assembleia para quarta

Os professores da rede pública estadual do Paraná marcaram a assembleia geral da categoria para a próxima quarta-feira (4), às 9 horas, em Curitiba. A decisão aconteceu em reunião do comando de greve, que começou ainda pela manhã e se estendeu até por volta das 19 horas desta quinta-feira (26). Com isso, a paralisação deve entrar em sua quarta semana. Desde o dia 9 de fevereiro, aproximadamente um milhão de alunos, de 2,1 mil escolas, estão sem aulas. Os docentes seguem se revezando em um acampamento montado em frente ao Palácio Iguaçu.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (APP Sindicato), pelo menos 50 pessoas participaram do encontro desta quinta, sendo 29 delas representantes de núcleos sindicais e o restante integrantes da diretoria da entidade. "Fizemos um amplo debate de várias questões que o governo precisa ainda efetivar, como a nomeação dos concursados e a reorganização das escolas, para a abertura das turmas", contou o secretário de comunicação da entidade, Luiz Fernando Rodrigues.

No dia anterior, após a terceira rodada de negociações entre a APP e a gestão do governador Beto Richa (PSDB), o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra (PSD), havia afirmado que "esgotou" a pauta colocada pelo movimento. Na ocasião, ele se comprometeu a pagar integralmente, numa única parcela, o 1/3 de férias restante dos educadores até 31 de março, totalizando R$ 116 milhões. "É evidente que os prazos da APP serão definidos internamente por eles. Porém, o governo do Estado está pronto, com a sua equipe, para a retomada das aulas na segunda-feira", afirmou Sciarra.

O Executivo também aceitou rever itens como o porte das escolas, a superlotação de turmas e a manutenção de programas de contraturno escolar. Além disso, confirmou a convocação dos 5.985 professores aprovados no último concurso – os 5.522 anunciados ainda em janeiro e mais 463 que eram reivindicados pela categoria. Quanto às progressões e promoções da carreira, previstas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), contudo, ficou acordado que serão quitadas a partir de maio, no caso dos administrativos, e a partir de junho, para os professores.

O presidente da APP, Hermes Leão, já havia dito que considerava os prazo para cumprimento do PDE "dilatado". "Por isso que a gente precisa avaliar coletivamente. Nós, da comissão de negociação, não temos autoridade para dizer se isso será suficiente para a suspensão da greve", argumentou. Amanhã, acontece uma nova reunião do comando de greve, para decidir "os próximos passos da luta". A orientação da APP é que, até quarta-feira que vem, os professores debatam amplamente todas as propostas, para que só assim possam deliberar sobre a continuidade ou não da paralisação.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br