Norte do Paraná

Postado dia 05/03/2015 às 17:42:51

Vereadores de Andirá questionam doação e cessão de terrenos

O vereador e secretário da mesa diretiva da Câmara de Vereadores de Andirá, Professor Wagner Calixto (PSC) apresentou um requerimento, na sessão desta segunda-feira (02), pedindo que o Executivo encaminhe à casa a relação das doações e cessões de terrenos nos últimos 20 anos. O objetivo, segundo ele, é propor uma varredura para detectar o aspecto situacional de cada contemplado e diagnosticar os empresários que receberam o benefício e não geraram empregos.

O tema tomou boa parte das discussões da sessão e vários vereadores, da oposição e da situação, manifestaram favoráveis ao pedido de Calixto. “As pessoas estão implorando que o legislativo ajude a trazer empregos para a cidade. Quem não faz nada, que devolva ao município. Espero que o executivo também faça um decreto para tomar das pessoas que não fizeram nada. Precisamos atrair empresas”, disse o vereador, fazendo uma alusão ao decreto orquestrado pelo executivo e que tomou de volta um terreno doado à Cohapar. “Não sabemos nem como está o nosso Parque Industrial. Só vemos mato lá, bagunça, despreparo”. O vereador lamentou, também, que não exista uma política efetiva de incentivo à indústria e comércio na cidade e citou uma informação, ainda não confirmada, de que a atual Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleusa Guimarães, estaria deixando a pasta.

De acordo com o vereador Gilmar Leonardo (PSDB), atual líder da oposição na câmara, se Andirá tivesse um secretário da área com bom planejamento de gestão, o cenário das políticas do setor seriam mais positivas. Segundo ele, os que assumem esta pasta não vão à busca de empresas, parceiros, e não “vendem Andirá”. “O grande problema é a incompetência”, disse. O Professor Paulo Alves (PSD) também discursou sobre o tema. Segundo ele, o que falta em Andirá é uma definição mais clara sobre a sua vocação. “A cidade está cercando-se de loteamentos. Pra onde vão as indústrias? A cidade tem que definir a sua vocação. Será ela será dormitório ou industrial. De que adianta um monte de casas e não ter emprego?”, questiona.

Mas a discussão tomou proporção mais acirrada quando Alves sugeriu que o município desapropriasse o terreno doado à Cotonifício de Andirá S.A (Cotan), fechada em 2013, depois de décadas de funcionamento, vindo a dispensar mais de 300 funcionários. Ele  fez uma menção ao ato recente do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) que baixou um decreto desapropriando um terreno doado à Companhia de Habitação do Paraná em 1987 e que encontrava-se em situação de abandono. “Já que acharam o caminho das pedras, que desapropriem também a Cotan”.

O líder do governo, Alex Rodrigues Shibata – Sushi (PT) parabenizou o pedido de Calixto e destacou que é importante o debate e as ações urgentes de mecanismos para geração de emprego e renda.

da Folha de Andirá


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br