Política

Postado dia 31/03/2015 às 22:14:54

Assembleia encaminha denúncia contra Nelson Justus ao Conselho de Ética

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa se reúne na segunda-feira para analisar denúncia do Ministério Público contra o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e ex-presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM). O presidente do conselho, deputado Edson Praczyk (PRB), recebeu oficialmente hoje o processo do presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB). Também na segunda-feira, o órgão deve notificar oficialmente Justus do processo, que a partir daí terá cinco sessões plenárias para apresentar sua defesa.

Justus é acusado de comandar um esquema de desvio de salários de funcionários “fantasmas” quando presidiu o Legislativo entre 2007 e 2010. O deputado do DEM foi denunciado pelo MP à Justiça em fevereiro junto com mais 31 pessoas por crimes de quadrilha, peculato-desvio, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Praczyk alegava até agora que não poderia tomar nenhuma iniciativa sobre o caso porque não havia recebido nenhuma denúncia formal. Isso apesar do parágrafo 4º do artigo 253 do regimento interno da Assembleia dizer expressamente: “Poderá o Conselho, independente de denúncia ou representação, promover a apuração, nos termos deste artigo, de ato ou omissão atribuída ao Deputado”.

“Não posso, de forma alguma, me pautar pela imprensa. No momento em que avocasse para mim qualquer procedimento precipitado estaria prejudicando minha posição de magistrado como presidente do Conselho”, alegou o deputado do PRB.

Justus também comentou a chegada da denúncia ao Legislativo. “Acho ótimo. Agora não só o Conselho de Ética como também o Judiciário tem que se pronunciar o mais rápido possível”, afirmou, dizendo que nega as acusações, mas que “quem vai dar a resposta é a Justiça, não sou eu”.

do Bem Paraná


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br