Assaí

Postado dia 15/04/2015 às 00:29:15

Projetos de produtores de leite e de caminhão comunitário não deram certo

Não deram certo pelo menos dois projetos destinados a gerar emprego e renda aos pequenos agricultores de Assaí.

Uma iniciativa previa a implantação de uma associação de produtores que adquiriram maquinário para pasteurização de leite.

O segundo projeto se refere à parceria entre administração municipal e produtores rurais do distrito Pau d' Alho do Sul para utilização em regime de comodato de um caminhão de chapa branca.

O caminhão foi entregue em dezembro de 2012. Aquele veículo pretendia facilitar a vida dos agricultores no transporte de sua produção para a Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná), em Londrina, por exemplo, com gasto menor em frete e isenção no pagamento de pedágio.

A iniciativa restou frustrada, e o veículo atualmente se encontra recolhido na chamada garagem da prefeitura, onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Analistas consideram que ao projeto faltou o município garantir um motorista, com jornada de trabalho diferenciada, que pudesse ficar responsável pelo caminhão.

Produtores de leite

Conforme consulta ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, da Receita Federal, é datada de 12 de dezembro de 2003 a abertura da Associação Municipal dos Produtores de Leite de Assaí (AMPLA).

Inclusive em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Emater, a entidade havia elaborado projetos para aquisição de equipamentos para instalação de pasteurizador de leite.

Ocorre que, após financiamento para aquisição daquele maquinário, o projeto não deu certo. Então os agricultores não conseguiram quitar suas dívidas. Atualmente eles enfrentam dificuldades em ter acesso a novos financiamentos, a outras linhas de crédito e programas de governo.

Na condição de devedores solidários, a dívida deve ser quitada por inteiro, e nem todos têm condições de atender à parte que lhes cabem.

PARA SABER MAIS:

Agricultores do distrito Pau d’ Alho recebem caminhão


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br