Norte do Paraná

Postado dia 16/04/2015 às 00:57:37

Ginasta de Guapirama participa de festival na Finlândia

Guapiramense "de coração" desde 2007, quando se mudou com a família para o município de Guapirama, a ginasta santista Ivlini Neves, de 26 anos, agora se prepara para representar a Áustria na 15ª edição do maior festival de ginástica do mundo – o "Gymnaestrada" – que este ano acontece de 12 a 18 de julho, na Finlândia, reunindo mais de 25 mil ginastas. O convite especial partiu do seu ex-treinador e coreógrafo, o brasileiro Peterson da Cruz Hora, que montou na Áustria o grupo acrobático "Zurcaroh" – campeão mundial, em 2013, da segunda edição do festival mundial competitivo "Gym for Life". A ginástica acrobática, de origem circense, é caracterizada por ser realizada em grupos - duplas, trios ou quartetos – com execuções que envolvem figuras, lançamentos e diagonais. Em 2014, Ivlini também viajou a convite do grupo para participar de apresentações na Áustria.

Além de Ivlini, mais dois ginastas brasileiros foram convidados a integrar o grupo, composto por 40 atletas, para participar do festival. O embarque acontece no próximo dia 26 para uma temporada de três meses, que inclui uma programação intensiva de ensaios, treinos, apresentações pela Áustria e também aulas de dança. "A expectativa é muito grande e com certeza irei aproveitar ao máximo essa experiência única para que depois possa compartilhar esse conhecimento com os meus alunos", afirma Ivlini. Formada há três anos em Educação Física pela Universidade Estadual do Norte Paraná, de Jacarezinho, ela dá aulas de várias modalidades de ginástica e de dança em seu estúdio em Guapirama, o Estúdio Acrofitness Dance, e também em Joaquim Távora, na Academia Bauer.

E foi com apenas cinco anos de idade, quando ainda morava no Guarujá (SP), que Ivlini começou a praticar a ginástica acrobática, por indicação médica, para ajudar a canalizar toda a energia que uma criança considerada hiperativa poderia ter. A ideia deu tão certo que ela não parou mais e acabou se tornando uma profissional da área, apaixonada pela modalidade esportiva que ainda não tem o devido reconhecimento no Brasil, embora já seja bastante popular nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

"Na Europa, principalmente, a ginástica acrobática é muito valorizada e há muitos grupos. Aqui, as pessoas conhecem mais a ginástica rítmica e a artística", explica a ginasta, lembrando que um dos fatores que acredita colaborar para a pouca popularização da modalidade é o fato dela ainda não ser considerada olímpica. Tal quadro também acaba prejudicando na hora de captar patrocínio.

As despesas da viagem para Finlândia serão pagas com recursos do próprio grupo austríaco que a convidou, mas mesmo assim Ivlini lançou uma campanha na sua página do Facebook ("Ivy Neves" / "Campanha Ginasta Esperança") para tentar angariar mais recursos para custear despesas extras. "Não é fácil ficar três meses sem trabalhar. Vou ter que fechar o meu estúdio temporariamente para economizar no aluguel e toda a ajuda é bem-vinda, ainda mais com o valor atual da cotação do euro", comenta a ginasta, que também está buscando apoio do comércio e dos vereadores locais.

"Tenho que aproveitar essa oportunidade, que surgiu pelo reconhecimento da minha qualidade técnica e também pela amizade que tenho com o meu ex-treinador. É muito legal participar dessa troca de experiência e vou aproveitar para seguir com a minha pesquisa de campo sobre overtraining, em que avalio na prática e por meio de questionários se há esgotamento físico e mental entre atletas profissionais que participam desse tipo de situação", adianta.

Ana Paula Nascimento, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br