Assaí

Postado dia 16/04/2015 às 20:37:15

A teoria e a prática na política de Cultura em Assaí

A Secretaria Municipal de Cultura de Assaí divulga que, "desde sua implantação em 2013, vem desenvolvendo projetos em conformidade com o Plano Nacional de Cultura e de acordo com as metas da atual gestão que é criar oportunidades, respeitando os anseios da população e ampliando a participação cultural, social e econômica de sua gente".

Diante da teoria, vamos então à prática:

Assaí não conta com um Plano Municipal de Cultura, assim como não há notícias da realização de Conferência Municipal de Cultura em recentes anos. Dessa forma fica mesmo difícil falar em ações "ampliando a participação cultural, social e econômica de sua gente".

Como projetos desenvolvidos, a Secretaria Municipal cita o de Inclusão Digital, Fanfarra Municipal, Banda Musical, Taikô, dança japonesa e Teia da Cidadania. No entanto, duas daquelas iniciativas não podem ser consideradas como ações culturais: o de Inclusão Social conta com um viés mais voltado à Educação, enquanto o projeto Teia e Cidadania, em sua essência, tem estreita ligação com os objetivos perseguidos pelas secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento e a de Trabalho e Geração de Emprego.

Segundo a administração municipal, o Teia da Cidadania é "um projeto que tem mudado a rotina das famílias assaienses, criando oportunidades de geração de renda e desenvolvimento sustentável para produtores rurais e artesãos de Assaí".

A julgar pelo número de pessoas envolvidas nos projetos de Inclusão Digital, Fanfarra Municipal, Banda Musical, Taikô, de dança japonesa e Teia da Cidadania, o poder público local tem ainda longo caminho a percorrer de forma a democratizar o acesso da população assaiense à Cultura.

Nesse sentido, não pode dizer ainda que a atual gestão tenha alcançado metas como "criar oportunidades, respeitando os anseios da população e ampliando a participação cultural, social e econômica de sua gente". O pontapé inicial decorre da elaboração de um Plano Municipal, da realização de Conferência local, assim como implantação e fortalecimento de um Fundo voltado ao fomento do setor.

Há ainda longa jornada a percorrer de forma a atender as metas propostas pelo Plano Nacional de Cultura.

Nessa árdua e demorada tarefa, Assaí deve implementar algumas ações como: desenvolvimento de atividades nas áreas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura e artesanato; realização de cursos, oficinas, fóruns e seminários para formação voltados à área; proteção dos conhecimentos e expressões das  comunidades tradicionais e grupos populares; valorização do patrimônio cultural local; incentivo à geração de emprego e renda no setor; fomento da produção, circulação e acesso aos bens culturais locais; além da maior integração entre cultura, esporte e lazer.

 

PARA SABER MAIS:

População ainda não conhece política assaiense voltada ao turismo


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br