Notícias

Postado dia 29/04/2015 às 16:17:55

Isenção de visto depende de autoridades brasileiras, diz embaixadora dos EUA

A embaixadora americana no Brasil, Liliana Ayalde, afirmou que a isenção de vistos para brasileiros é um tema que voltou a ser discutido bilateralmente. No entanto, alguns pontos da discussão - como a necessidade de troca de informações prévia de passageiros e a interação entre os dois sistemas de controle de imigração dos países -, exigida pelos Estados Unidos, dependem de uma posição do governo brasileiro.

"Vamos ver o que o governo brasileiro apresenta. Estamos prontos para falar. Temos feito programas com outros governos e estamos prontos para fazer algum projeto piloto [com o Brasil]. Mas vai depender das autoridades brasileiras", afirmou a embaixadora. "Falou-se muito no tema da isenção de vistos, mas ficou um pouco 'in box' por falta de uma decisão política", completou.

Liliana afirmou que um dos requisitos para que os brasileiros sejam isentos de vistos - que é ter 96% de concessão dos pedidos feitos por cidadãos daqui - já foi atingido pelo Brasil. "Não passa de mito o medo que uma pessoa tem de que não conseguirá visto."

Além disso, a embaixadora considera que o processo de concessão das autorizações para a entrada nos EUA avançou significativamente por causa da descentralização do atendimento, antes exclusivo aos consulados e à embaixada americana. "Há dois, três anos o processo era lento e poderia demorar 140 dias desde a solicitação até a entrega. Nesse momento, são dez dias no máximo", concluiu.

(Com Estadão Conteúdo)


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br