Política

Postado dia 05/05/2015 às 16:10:23

Polícia investiga participação de 42 prefeitos em esquema no Maranhão

A polícia está investigando a participação de políticos, empresários e agiotas em um esquema de desvio de dinheiro no Maranhão. Quarenta e duas prefeituras podem estar envolvidas em um rombo de mais de R$ 100 milhões.

Em uma mesma cela estão os cinco presos na operação desta terça (05). Dois são prefeitos: Richard Nixon, do PMDB, e Edvan Costa, do PMN.

Richard Nixon, da cidade de Bacuri, criava empresas fantasmas para recolher dinheiro ilegal para o financiamento de campanhas políticas.

De acordo com as investigações, o esquema funcionava assim: agiotas emprestavam dinheiro para financiar campanha de candidatos a prefeito, que, quando eleitos, pagavam a dívida com dinheiro público, desviando principalmente verbas da saúde e da educação. Segundo a polícia, o esquema envolvia pelo menos 42 prefeituras, algumas de cidades bastante pobres.

As investigações começaram em 2012, após o assassinato do jornalista Décio Sá, que vinha denunciando o esquema em um blog. Na época o ex-prefeito da cidade de Zé Doca, Raimundo Nonato Sampaio, do PSC, contou como funcionava o esquema sem saber que estava sendo filmado. Raimundo Nonato está sendo procurado pela polícia.

O agiota preso na manhã desta terça é Josival Cavalcante da Silva. Na casa dele, os policiais encontraram vários cheques de prefeituras com valores altos e alguns em branco, assinados pelos prefeitos. Ele financiava a abertura das empresas e a polícia calcula que o dinheiro desviado das prefeituras chegue a R$ 100 milhões.

Outros suspeitos estão sendo procurados.

do Jornal Hoje


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br