Notícias

Postado dia 05/05/2015 às 16:15:21

Venda de alimentos cai pela primeira vez em 12 anos

 Um dos sinais de como a economia do Brasil está num momento ruim: a venda de alimentos caiu pela primeira vez em 12 anos.

Os números da pesquisa mensal do IBGE, sobre o comércio comprovam: o momento ruim da economia chegou à mesa do brasileiro, alcançando a comida, que antes parecia intocável.

As vendas de produtos alimentícios em supermercados, hipermercados e estabelecimentos comerciais caíram 0,8% nos dois primeiros meses de 2015.

“O dinheiro que eu recebo dá para pagar as contas e mal para fazer as compras para comer”, reclama o aposentado Joaquim Alves da Silva.

É a primeira vez em 12 anos que cai o consumo de alimentos e bebidas no Brasil. O consumidor reclama dos preços e vai cortando, diminuindo a lista de prioridade ou sai em busca de promoções para comprar só o essencial.

“Paga mais do que se pagava o ano passado. Se quiser levar tudo que se comia tem que mexer no bolso”, conta a babá Rosiléia da Silva.

O economista Luiz Roberto Cunha diz que é fácil entender o comportamento dos consumidores.  Em 2014 o preço dos alimentos subiu 7,33%. Este ano só até março o aumento já chega a 3,59%.

“O consumidor está sofrendo de vários lados. Sofre o aumento do alimentos, sofre com o aumento muito forte da energia elétrica, dos transportes, do aluguel, coisas que ele não tem muito como deixar de gastar, tem menos renda disponível para comprar alimentos e busca alimentos mais baratos nos supermercados. È um período muito difícil. As pessoas estão sofrendo pressões por todos os lados”, fala Cunha.

do Jornal Hoje


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br