Notícias

Postado dia 06/05/2015 às 23:48:54

Desempregados podem não ter corte de luz por falta de pagamento

Os trabalhadores com carteira assinada que estão desempregados podem ter o direito garantido por lei de não ter cortes na energia em caso de inadimplência. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Hussein Bakri (PSC) na Assembleia Legislativa e prevê que o fornecimento da energia elétrica só poderá ser suspenso pela Copel após seis meses de atraso nos pagamentos.

Para serem contemplados os consumidores que estiverem desempregados devem comprovar mensalmente a situação na Copel com a Carteira de Trabalho e documentos que comprovem o recebimento do benefício do Seguro Desemprego. A Lei se aplica aos trabalhadores que recebiam até três salários mínimos na data da demissão.

Ainda segundo o projeto apresentado pelo líder do PSC, após o prazo de seis meses a conta deve ser negociada com a COPEL, que não deve cobrar juros ou multas por atraso durante o prazo estipulado.

 “Estamos vivendo um momento difícil no país. Todo mundo sabe o quanto subiu a conta de luz, e está afetando o bolso de todos. Com esse projeto pretendo beneficiar os paranaenses que estão passando por um momento tão delicado.”, disse o líder do PSC Deputado Hussein Bakri.

O projeto vem de encontro com o cenário brasileiro. Segundo dados do IBGE de Novembro 2014 à Janeiro de 2015 a taxa de desemprego aumentou. Era de 6,5% e passou para 6,8%. São cerca de 7 milhões de brasileiros à procura de um emprego. Números que veem de encontro com a pesquisa divulgada pela OIT –Organização Internacional do Trabalho, que prevê que o desemprego aumentara no Brasil até 2016, e deve atingir a marca de 7,1% ainda neste ano.

O projeto ainda está tramitando na Assembleia Legislativa e deve entrar em votação nas próximas semanas.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br