Assaí

Postado dia 18/05/2015 às 23:44:15

Dona Neguinha, um século de histórias: oração para as crianças e adultos

Por meio da iniciativa Click Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Assaí destaca o perfil da moradora Maria Benedito Felipe, a Dona Neguinha, que afirma ter 105 anos de idade. No entanto, documentos pessoais atestam que ela teria nascido em 11 de agosto de 1918, ou seja, teria atualmente 96 anos.

A seguir o relato de sua história de vida:

Nasceu em Avaré – SP, em 11/08/1918, Maria Benedito Felipe, conhecida como “ Dona Neguinha”, que muito representa para a memória viva assaiense.

... Nas minhas contas tenho 105 anos, apesar do meu registro ter sido feito depois de muitos anos de nascida. Lembro que aqui em Assaí era só mato. Meu marido se chamava Emiliano Felipe. Até onça tinha por aqui. Eu me lembro que pegou duas meninas. Minha vida era só na roça, trabalhava muito, na secção Figueira trabalhei suado nos doze mil pés de café que tinha lá. Eu morava no sitio e o patrão era muito bom e trabalhava também na colheita de feijão e algodão. Tive dez filhos e a maioria já morreu.

Nessa querida cidade desde 1.955, fui lavadeira de roupa, e lembro que foi por mais de 40 anos na casa do Sr. Antenor Monteiro e Eliege. Trabalhei em outras casas também, e trabalhei no Hotel Paraná de cozinheira e lavando louça, para sustentar meus filhos. Sempre tive meu altar com a Nossa Senhora Aparecida que me ajuda a fazer oração para as crianças e adultos, que me procuram até hoje... “ Não posso largar de fazer benzimentos, senão fico doente” , é minha vida fazer isso. O transporte antigamente era bem difícil, gostava de ir na igreja dar a oferta, meu divertimento era que gostava muito de dançar.... minha maior tristeza é ter trabalhado tanto e não conseguir receber minha aposentadoria, e hoje só tenho a pensão do meu marido que me ajuda, pois não posso mais andar. Depois que vim para a cidade sempre morei nessa casa, onde estou até hoje e bastante doente, só fico deitada, quase não tenho forças nas mãos.

Mensagem: Agradeço a todos, gosto muito do povo de Assaí e peço para vocês fazer o bem para todas as pessoas, porque só assim todos vamos ser felizes.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br