Norte do Paraná

Postado dia 24/05/2015 às 12:09:38

Fiéis podem visitar exposição dos ‘Terços Valdos’ em Apucarana

A conhecida exposição dos ‘Terços Valdos’ poderá ser visitada, a partir deste domingo, dia 24 de maio, na Paróquia Santíssima Trindade - Santuário Divino Pai Eterno da cidade de Arapongas, no Estado do Paraná. A exposição durará o dia todo no Salão de Eventos da Paróquia, que também sediará o Encontro Diocesano do Terço dos Homens.

A mostra, que já visitou as cidades de Apucarana, Ivaiporã, Novo Itacolomi e Nova Tebas, consiste em terços devocionais, ornamentais, de lembranças para diversas ocasiões como Batizados, Crismas, Primeira Comunhão, casamentos, personalizados, de enfeites para automóveis, para pendurar no pescoço, entre outros.

Vale destacar que um dos terços fabricados pelo artesão responsável pelos terços da exposição já foi parar nas mãos do Papa Emérito Bento XVI. Para encomendar, agendar uma visita ou programar a exposição em sua cidade ou na sua paróquia, basta ligar para o telefone (43) 9619-0113. Todos que já visitam a mostra ficaram impressionadas com a beleza e a qualidade dos terços. 

 

A oração do terço

Chama-se terço (cinco dezenas) porque é a terça parte do rosário (15 dezenas). Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de Davi eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.

Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 "Pai-nosso". No início, os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar às vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.

O terço nos coloca diante da Santíssima Trindade e de Maria, e é também uma oração inspirada na Bíblia, como podemos observar: reza-se cinco vezes o Pai-Nosso (ensinado por Jesus) e 50 vezes a Ave-Maria (que contém a saudação do anjo e de Izabel a Maria). A oração central do terço é Jesus.

do A12


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br