Assaí

Postado dia 27/05/2015 às 11:39:32

Cultura é para nos tornar melhores: nota zero, em Assaí

Perguntados sobre políticas culturais em Assaí, o trabalhador, a dona de casa, a criança, o adolescente, o adulto e a população em geral terão dificuldades em responder tal questionamento.

Quais são as ações públicas para fomentar a Cultura no município? Efetivamente, não há.

Qual a fatia do orçamento destinada a tais ações? Quais as fontes e volume de recursos financeiros do Fundo Municipal de Cultura? Como se dá a participação popular na elaboração e acompanhamento das diretrizes voltadas ao setor? Quem faz parte do Conselho Municipal de Cultura? Quando acontecerá a primeira Conferência Municipal de Cultura?

Bem, nesses aspectos, o município de Assaí levou nota zero.

Cultura é para nos tornarmos melhores, para descobrir os talentos, para valorizar pessoas, a partir da diversidade de oportunidades.

Há necessidade então do envolvimento de agentes públicos e privados. Deve-se fomentar a produção e circulação de bens culturais. Para isso, mostra-se por demais imprescindível o estabelecimento de parcerias.

Aulas de música do projeto social Espaço Graça ou de violão nas escolas municipais fariam melhor sentido, de acordo com uma política pública voltada à Cultura, se houvesse também a realização de festivais ao longo do ano, por exemplo.

Por falar em descobrir talentos, o esforço da sociedade assaiense deve ser no sentido de proporcionar a experimentação para artistas em potencial e para o público em geral.

A cidade deve proporcionar oportunidades de dança, música, poesia, literatura, teatro,pintura e demais expressões artístico-culturais para que o cidadão experimente o novo, simplesmente como consumidor ou produzindo ele mesmo os bens culturais, descobrindo seu potencial, de forma a democratizar o acesso e circulação, como ferramenta para o desenvolvimento da comunidade.

Quando se analisa a quantidade de público e de produtores culturais no município, assim como o número de artistas, de músicos, de grupos de dança, de teatro, do movimento hip hop, de escritores, de cronistas literários e de leitores, de adeptos da arte circense e de rua, entre outros, realmente Assaí fica muito a desejar.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br