Assaí

Postado dia 24/06/2015 às 15:43:20

Populares pedem mudança em área de estacionamento para idosos

A avenida Rio de Janeiro e demais ruas na região central de Assaí recebem investimentos em sinalização viária por meio de convênio entre município e Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Com a pintura de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias (sinalização horizontal), houve também a destinação principalmente na avenida Rio de Janeiro de vagas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados por idosos e pessoas com deficiência.

Tal situação tem suscitado alguma polêmica entre moradores.

Há quem defenda que tal vaga para estacionamento exclusivo deveria ficar à direita da avenida Rio de Janeiro, que tem sentido único, e não à esquerda daquela via pública.

Entende-se que geralmente os veículos aptos a utilizar tais vagas não são conduzidos por idosos, e sim por algum familiar. Por isso, a área destinada à vaga preferencial deveria ser à direita da via pública, facilitando a saída em segurança dos idosos de tais veículos.

Naquelas áreas, falta ainda o rebaixamento das calçadas de forma a garantir acessibilidade daquele público.

De acordo com o artigo 41, a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% (cinco por cento) das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos.

Na avaliação de assaienses, o número de veículos adaptados para pessoas com deficiência e de idosos ao volante não justificaria a destinação de vagas preferenciais à esquera da avenida Rio de Janeiro, e sim do lado direito daquela via pública.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br