Norte do Paraná

Postado dia 28/06/2015 às 09:51:52

Entidades reivindicam duplicação da BR 369 entre Jataizinho e Ourinho

Lideranças políticas e entidades de classe do norte do Paraná reivindicam a duplicação da rodovia BR-369 entre Jataizinho até a divisa com Ourinhos (SP).

Eles fazem pressão contra o governo estadual e a Econorte, concessionária que cobra pedágio naquele trecho.

Na noite de sexta-feira (26), houve reunião no Centro de Eventos da Sociedade Rural de Cornélio Procópio, para tratar sobre o tema. A mobilização em prol da duplicação da BR-369 contou com a presença de deputados, prefeitos Alexandre Kireeff, de Londrina, e Frederico Carlos de Carvalho Alves, de Cornélio Procópio, vereadores, lideranças locais, regionais e ainda população em geral.

A Sociedade Rural do Paraná, de Londrina,  também divulgou nota sobre o seu posicionamento, em conjunto com outras entidades e prefeituras da AMUNORP, no que diz respeito à duplicação da BR 369, no trecho entre Jataizinho até a divisa do Paraná com São Paulo. A reivindicação é direcionada ao governo do Paraná e Econorte.

A seguir principais trechos do documento:

"O Paraná não pode mais esperar longos anos para que seja dada uma solução aos problemas de infraestrutura viária, assim sugerimos que o Governo e as concessionárias iniciem já negociações que possibilitem a duplicação do trecho da BR 369 de Jataizinho até a divisa do PR com SP, em Ourinhos.

Não precisamos esperar até 2022, quando se encerram os contratos das seis concessionárias e daí fazer novamente as licitações, provavelmente com as mesmas construtoras.

No atual quadro econômico, a fórmula a ser negociada é passar borracha nos inúmeros processos judiciais existentes e, mediante estudos técnicos detalhados sobre o fluxo do tráfego e custo da tarifa, se alcançar a prorrogação dos contratos e exigir a duplicação dos trechos ainda pendentes.

Seria um sonho termos rodovias duplicadas e pedágios compatíveis com a qualidade das rodovias, revendo redução dos obstáculos, curvas acentuadas, altos declives, quebras molas, entre outros. Proporcionaria economia no transporte para escoamento da produção em geral, menos poluição ao ambiente e principalmente mais segurança, salvando vidas, pois, temos trechos de alto risco.

É incompreensível e compromete a nossa falta de liderança política e empresarial, que toda a região norte do Paraná, que comprovadamente contribui em muito com a economia do estado, não possuir até hoje rodovias decentes com pistas duplas para chegarmos à capital Curitiba e ao porto de Paranaguá e ao grande centro consumidor de São Paulo".


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