Notícias

Postado dia 02/07/2015 às 13:12:53

Entidades patronais querem mais pedágio no Paraná

Entidades patronais do Paraná, lideradas por Faep, Associação Comercial, Fecomércio, Fetranspar e Faciap, vão hoje ao Ministério dos Transportes em Brasília pedir que o governo federal prorrogue o prazo de delegação das rodovias federais para o estado do Paraná. Com isso, estaria aberta a porta para se prorrogar, por mais 20 anos, os contratos do pedágio no estado.

As entidades alegam que as estradas pedagiadas precisam receber investimentos e ser duplicadas. Ou seja, querem dar mais 20 anos de pedágio para as empresas fazerem o que já deveriam ter feito nesses 17 anos em que cobram pedágios altíssimos no Paraná.

Na realidade, essas entidades estão tentando ajudar o governo Beto Richa que, nessa crise enorme, evita ir a Brasília defender os interesses do pedágio. Tanto que a vice-governadora Cida Borghetti vai acompanhar os empresários e está convidando deputados e senadores para irem também. Ou seja, em vez de liderar e eventualmente levar empresários em apoio, o governo Beto Richa vai a reboque, como se não fosse seu interesse.

Não se sabe ainda qual será a posição do governo federal a respeito do assunto, mas a senadora Gleisi Hoffmann, parlamentar das mais articuladas com o Executivo, propôs em requerimento, já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, audiência pública com o presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, para que ele explique como anda a investigação sobre o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos com as concessionárias. Desde 2011, o TCU investiga os fatos, chegou a emitir decisão dando um ano de prazo para que o DER tomasse providências para cobrar investimentos por parte das empresas, mas ainda não apresentou um relatório sobre o que descobriu.

Enquanto isso, o pedágio não acabou, não baixou e os investimentos não foram feitos. Nós, que pagamos valores altíssimos, continuamos viajando por estradas sem duplicação e apenas com a manutenção básica. O Blog acompanhará o desenrolar dessas negociações.

da Lais Lainy


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br