Norte do Paraná

Postado dia 26/07/2015 às 17:15:38

Andirá começa mobilização por redução de salários dos vereadores, vice e prefeito

Começou nesta sexta-feira, dia 24, uma mobilização de cidadãos andiraenses que pode ter proporções grandes, resultando em dor de cabeça para alguns políticos da cidade. Um grupo de pessoas está divulgando, via redes sociais, uma petição pública para mobilizar a comunidade a debater a redução dos salários dos vereadores e prefeito.

De acordo com o empresário Bruno Romano, um dos que defendem esta ação, este é um anseio da população. “O que houve em Santo Antônio da Platina teve um efeito dominó e várias cidades estão repercutindo o assunto, inclusive em nossas cidades vizinhas. Na verdade postei no facebook apontando e perguntando sobre Andirá. Na verdade vi que ninguém levantou sobre o assunto, nenhum vereador”, destacou o jovem empresário.

Mas a mobilização acabou encontrando um importante parceiro na luta. O vereador Aléx Rodrigues Shibata – Sushi (PT), líder do governo na Câmara de Vereadores – abraçou a campanha. Segundo ele, em resposta à própria população que pede o debate sobre o tema. Nesta sexta-feira, o vereador foi entrevistado pela imprensa no rádio, jornal e portal de notícias. Em ambos, ele destacou que a petição que está acontecendo pela internet servirá como base de fundamentação de um projeto que ele irá encaminhar para a mesa diretiva, na próxima sessão da câmara.

“A população de Andirá outorgou um mandato para cada vereador. Assim, se a vontade realmente da população de Andirá for a de reduzir os subsídios dos vereadores, não podemos vendar nossos olhos e fingir que nada está acontecendo. É dever dos mandatários (vereadores) levar o assunto para discussão no plenário”, disse o vereador, em entrevista ao Portal Veja na Rede.

Mas Sushi lembrou, também, que o debate e a mobilização não pode ser articulação demagógica, como tem ocorrido em algumas cidades. “Pretendo tratar o assunto com seriedade e não demagogia! Propor o aumento e depois a redução é demagógico. Propor a diminuição sem analisar as consequências é irresponsabilidade. Acredito que tratando o assunto com seriedade podemos reduzir”. 

Diárias: Gastos desnecessários

O vereador petista vai além das discussões sobre redução dos salários dos vereadores. Durante entrevista ele citou que é preciso travar uma guerra, com ampliação de fiscalização, sobre gastos desnecessários dos poderes, como, por exemplo, as diárias tiradas por vereadores. “Outro assunto importante para ser discutido que muitas vezes a população não percebe são os gastos desnecessários das Câmaras com cursos/diárias. Um levantamento junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná pode deixar muita gente estarrecida. Com a crise que estamos passando, sou a favor da redução de todos gastos desnecessários”.

Andirá é uma das cidades em que o poder legislativo chama a atenção pela quantidade de diárias tiradas pelos vereadores, para cursos de capacitação. Só neste primeiro semestre, foram mais R$ 50 mil, fora os valores das inscrições, que também precisam ser pagas.

O vereador Alex Shibata deve apresentar um projeto à mesa diretiva, pedindo aprofundamento nos debates da pauta e redução nos valores dos salários, logo no retorno do recesso legislativo. Ele já tem o apoio do vereador André Rossato (PTB), que também chamou a população para o debate e pode ser estratégico no processo de convencimento de outros legisladores.

Aos interessados em assinar a petição que está sendo orquestrada, o endereço é:http://goo.gl/forms/Bvb1WzceT2

 

do Tiago Dedoné, do Veja na Rede


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br