Notícias

Postado dia 30/07/2015 às 16:47:45

Águas contaminadas são risco para atletas nas Olimpíadas do Rio

A um ano da Rio 2016, foi divulgado na madrugada desta quinta-feira (30) um estudo sobre a qualidade da água nos locais de competição das Olimpíadas do Rio, no ano que vem. Os testes foram encomendados por uma das maiores agências de notícias internacionais, a Associated Press.

Uma universidade no Rio Grande do Sul testou 150 amostras de água da Baía de Guanabara, da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Praia de Copacabana.

Os especialistas que analisaram os dados afirmam que nenhum dos locais é seguro para os atletas. O coordenador dos testes disse que a qualidade da água nos locais de competição é comparável a países da África e à Índia.

Os níveis de coliformes fecais ficaram acima do limite brasileiro em 75% das amostras. Mas o mais grave foi a concentração de vírus. Até mesmo nas áreas menos poluídas, como a Praia de Copacabana, eles iguais são iguais ao de esgoto puro.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, os níveis de vírus foram até 1,7 milhão de vezes acima do considerado alarmante em praias dos Estados Unidos, por exemplo.

Os tipos de vírus testados podem causar doenças estomacais, respiratórias, cerebrais e até cardíacas.

Especialistas americanos ouvidos pela reportagem estimaram que se os atletas ingerirem bem menos água do que costumam durante as provas, ainda assim o risco de infecção é de 99%.

Equipes estrangeiras que já estão no Rio para treinar confirmaram à reportagem que perderam muitos dias com atletas com febre, diarreia e vômito.

A Baía de Guanabara é o local onde a qualidade da água é pior.

A reportagem procurou o Inea, que é o órgão oficial que monitora da qualidade da água no Rio. O instituto diz que as normas brasileiras só exigem o controle dos níveis de bactéria na água, não de vírus; e garante que a qualidade da água nos locais de competição está dentro do limite brasileiro.

A reportagem diz ainda que o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, já reconheceu que a limpeza da baía não vai terminar a tempo das Olimpíadas. E cita o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que considerou uma pena que as promessas olímpicas não tenham sido cumpridas.

No Projeto Olímpico, o Brasil prometeu construir oito unidades de tratamento de esgoto em rios que chegam até a Baía de Guanabara, mas só uma foi construída.

Ao todo, 1.400 atletas vão disputar provas de vela, nado, remo e canoagem nas águas do Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas do ano que vem.

do Bom Dia Brasil


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br