Vestibulares e Concursos

Postado dia 14/08/2015 às 14:36:59

Paraná vai abrir concurso para contratar 2.114 profissionais

Cerca de um ano após a criação do novo plano de carreiras dos servidores da Saúde, o Governo do Paraná divulgou, na tarde da última quinta-feira (13), que vai abrir concurso para contratar 2.114 profissionais para a Secretaria da Saúde. Apesar do anúncio, ainda não há informações sobre carreiras e prazos da concorrência.

De acordo com a Sesa, a abertura do concurso só foi possível graças à transferência das vagas remanescentes do antigo quadro do poder executivo, a que eram vinculados os profissionais dessa pasta, para o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde. A Lei 18.136, que instituiu o chamado QPSS, foi publicada no Diário Oficial do Estado em 3 de julho de 2014. Três meses depois, ocorreu a transposição dos servidores do quadro executivo para o da saúde. A medida foi adotada pelo governo após uma greve da categoria.

Segundo Elaine Rodella, diretora de formação do SindSaúde, as vagas remanescentes (exoneração, falecimentos e aposentadorias) já deveriam ter constado na lei. “Mas o governo acabou não as incorporando por conta da pressa em aprovar o plano de carreiras”, disse a sindicalista, que ainda reclamou da falta de cumprimento de prazos.

“Esse concurso é uma luta antiga da categoria e esperamos que o governo tenha agilidade para fazer as contratações. Por conta de uma decisão judicial, o estado tinha que abri-lo até dezembro do ano passado. Eles pediram para publicar o edital em julho e, novamente, não cumpriram”.

Em declaração reproduzida na Agência Estadual de Notícias (AEN), o secretário da Saúde Michele Caputo Neto comentou a abertura do concurso. “Existem alguns ajustes necessários para alguns servidores e eles estão sendo feitos. O importante é saber que poderemos contratar mais de dois mil novos profissionais nos próximos anos para recompor a força de trabalho das regionais de saúde, hospitais, laboratórios e demais órgãos vinculados à secretaria”, disse.

Prazos

O secretário disse ainda que o concurso público será efetivado em etapas e que a partir de agora serão desencadeados os trâmites necessários para a definição de datas e regras para as provas. A Sesa informou que os processos de aposentadoria de alguns servidores estão entre os ajustes citados por Caputo Neto. Segundo a pasta, a Comissão de Política de Pessoal se comprometeu a reavaliar alguns pedidos de aposentadoria que retornaram à Sesa por conta da mudança de quadro. A análise deverá ser feita na reunião de setembro.

da Gazeta do Povo


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br