Assaí

Postado dia 28/08/2015 às 22:43:19

Conheça as propostas apresentadas pela Conferência Municipal da Juventude

Criação da Guarda Municipal, do Centro da Juventude e de uma trilha rural, implantação de cursos profissionalizantes e projeto Cidade Digital, disponibilização de um espaço na rádio comunitária Studio FM, investimentos no programa Transporte Cidadão, a oferta de mais eventos culturais, entre outros. Eis as principais propostas apresentadas durante a Conferência Municipal da Juventude de Assaí, realizada em 6 de agosto de 2015.

Na ocasião, houve também a reformulação do Conselho Municipal da Juventude, que passa a contar com 16 integrantes. São eles: Mayara de Oliveira Gonçalves e Micaela Estefania Torres (Colégio Estadual Conselheiro Carrão), Ketlen Alvarenga e Gabrielle Costa de Carvalho (Barão do Rio Branco), Higor Guadaguini Hikida e Milena Alves (Centro Estadual de Educação Profissionalizante), Erik Duarte e Marcela Alencar (Colégio Sesi), Jorge Luiz Moura e Renan Alves Domingues Suplente (do segmento Ensino Superior, faltando indicação de respectivos suplente), Diego Rodrigues Marques e Guilherme Mussi (Pastoral da Juventude). A comunidade evangélica deve anda indicar seus dois representantes. 

Os conferencistas fizeram propostas nas esferas federal, estadual e municipal, a partir da discussão em torno de 11 eixos: versando sobre o direito a "Cidadania, participação Social e Política e Representação Juvenil", "Educação", "Profissionalização, Trabalho e renda", "Diversidade e Igualdade", "Saúde", "Cultura", "Comunicação e Liberdade de Expressão", "Desporto e Lazer", "Sustentabilidade e Meio Ambiente", "Território e Mobilidade" e "Segurança Pública e Acesso à Justiça".

A seguir as 13 propostas da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Assaí, que teve como coordenador o servidor público Cleder Wilson Arruda Tavares:

1). Reformular a Lei 1319/13 em seu Art. 5º com um novo modelo de diretoria composto por 16 membros sendo 8 da sociedade civil e 8 do poder publico de forma paritária, a nova proposta da diretoria segue em anexo deste relatório. Mudar a redação do § 2º do Art. 5º para 15 a 29 anos faixa etária de abrangência do conselho. 

2). Implantar cursos profissionalizantes para juventude, com cursos que vão ao encontro com seus anseios profissionais.

3). Promover campanhas nas instituições de ensino para conscientização e sensibilização dos jovens e professores a respeito do preconceito e diversidade de gênero, sexo, etnia, religião, cultura entre outros.

4). Envolver as escolas nas iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde e na realização de campanhas e mobilizações em prol de uma juventude livre do álcool e drogas, mortalidade por causas externas (acidentes de trânsito, trabalho e violência) DST/AIDS, gravidez precoce, entre outros temas relevantes a juventude.

5). Criar Grupos de discussão entre pares para formação de jovens multiplicadores de informações de Saúde.

6). Criar um Centro da Juventude para realização de oficinas diversas como dança, teatro, música, socialização com jogos, como forma de contribuir para interação sociocultural da juventude assaiense. 

7). Fazer o município virar uma Cidade Digital, com ampliação da oferta de internet grátis e rede wifi em pontos estratégicos da cidade. 

8). Oferecer um espaço na Rádio Comunitária para um programa direcionado aos jovens com informações e tira-dúvidas. 

9). Aprimorar e ampliar os locais poliesportivos da cidade incentivando a prática esportiva. 

10). Criar uma trilha rural com destino a uma queda d’água onde haja um acampamento de lazer, com iniciativas para chamar atenção da população para a preservação ambiental. O acampamento pode ser mantido por jovens remunerados a partir de parcerias público-privadas. 

11). Aumentar as linhas e horários do transporte cidadão, bem como melhorar a frota para assegurar o mínimo de segurança e conforto aos usuários. 

12). Oferecer mais eventos culturais, acesso a bens e serviços, curso preparatório para vestibular e emprego garantindo que a juventude não precise se deslocar para outros municípios.

13). Criação da guarda mirim no intuito de estimular a juventude a participar de iniciativas contra a violência e o extermínio de jovens.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br