Assaí

Postado dia 02/09/2015 às 16:54:20

Projeto estimula hábito de ler desde a infância por meio de livros e jornal

Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação do ensino fundamental 1, desde 2012 a Secretaria da Educação de Assaí está investindo no estímulo à leitura por meio do projeto "Ler e Crescer", que tem viabilizado a compra de centenas de títulos para despertar nas crianças o prazer e o hábito de ler. Até agora 2.600 livros foram adquiridos e, por meio de rodízio, circulam nas escolas acondicionados nas "caixas da leitura" e são motivo de festa cada vez que chegam. O projeto envolve aproximadamente 1.100 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental 1. Além disso, desde o ano passado o município integra o Programa Folha Cidadania, da Folha de Londrina, e a leitura do jornal também está sendo utilizada como ferramenta pedagógica nas aulas com os alunos do quarto ao quinto ano.

"Nós realmente acreditamos no domínio da leitura como algo fundamental no processo de aprendizagem dos nossos alunos e, em 2015, já estamos vendo mais concretamente os reflexos desse trabalho. Estamos fazendo algumas ‘sondagens’ de produção de texto com os alunos a partir do segundo ano e a melhora tem sido significativa", destaca a coordenadora pedagógica Sirléia Paes, da Secretaria Municipal da Educação. "De modo geral, o acervo das bibliotecas escolares não tinha muitos exemplares nem títulos recém-lançados, então o ‘Ler e Crescer’ foi uma forma de complementar essa demanda e tornar ainda mais atrativa essa relação com a leitura desde a infância", complementa a coordenadora pedagógica Dalva Maciel, também da equipe da secretaria.

Com a boa adesão dos professores ao projeto, as escolas esbanjam criatividade na hora de trabalhar a leitura com os alunos. Um bom exemplo é a Escola Municipal Professora Maria Mitiko Tsuboi, em que um grupo de estudantes do quarto ano ficou tão empolgado com a leitura das histórias nos novos livros que ficou motivado a criar duas histórias autorais - "A Rita não grita" e "Primeiro dia de aula" - e fazer a contação para alunos menores com a utilização dos fantoches confeccionados por eles com isopor, tecido e lã, durante as aulas de arte da professora Maura Leandro de Souza. Na encenação para uma turma do primeiro ano, olhinhos atentos e muita diversão que serviu de estímulo para quem está começando a dominar a leitura e a escrita.

"No primeiro ano, também utilizamos a ‘Mala Viajante’, em que o aluno leva um livro para ler em casa com os pais e tem um caderno para fazer um desenho com as suas impressões sobre a história. Eles adoram e é muito gratificante ver o desenvolvimento deles nessa área", comenta a professora Célia Gonçalves. "Além disso, fazemos uma leitura diferente por dia e sempre fica disponibilizado na sala o ‘Cantinho da Leitura’ com vários livros para a leitura livre do aluno quando ele termina antecipadamente alguma atividade", complementa.

JORNAL NA SALA DE AULA

Animada com a nova ferramenta pedagógica, a professora de português Lucinéia Gomes dos Santos define os benefícios que já está percebendo como consequência das atividades de leitura com os exemplares da Folha de Londrina, por meio do Programa Folha Cidadania. "O vocabulário deles melhorou muito e estão mais críticos, com um repertório melhor de informações", afirma. "No momento, estamos nos dedicando mais ao estudo do conceito de charge, já que vamos participar do concurso desenvolvido pelo Folha Cidadania. Está sendo um desafio interessante", ressalta.

O aluno Carlos Eduardo dos Santos Jacob, de 9 anos, aprovou a iniciativa: "É muito legal e adoro ler as tirinhas. Em casa, gosto de ler os gibis da Turma da Mônica". Já a aluna Maria Eduarda Guadaim Bela dos Santos, de 10, admite que não tem muito o hábito de ler, mas gosta das atividades escolares de leitura. "Na minha família não temos muito o hábito de ler. Acho que seria legal se ganhasse mais livros. Isso também ajudaria", comenta.

A coordenadora pedagógica Doralice Ferreira de Souza, responsável pela escola, é entusiasta do projeto e, na sua opinião, o jornal já deveria ser utilizado desde o primeiro ano. "Quanto mais cedo, melhor esse contato. Felizmente, os alunos ainda se espelham no professor e temos uma equipe bastante motivada em incentivar a leitura. É um trabalho em conjunto que envolve equipe pedagógica, aluno e família", conclui.

Para o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Educação está preparando uma culminância do projeto Ler e Crescer, aberta à comunidade, que neste ano será em formato de um musical literário, abordando várias obras lidas pelos alunos – a primeira edição será no dia 16 de outubro, tendo como tema a literatura de Monteiro Lobato. Um concurso municipal de redação também deverá ser implantado até o fim do ano.

por Ana Paula Nascimento, da Folha de Londrina


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