Política

Postado dia 24/10/2011

Deputado Nishimori e prefeitos visitam Japão em missão econômica

do IPC Digital

Um grupo de empresários e cinco prefeitos do estado do Paraná percorre o país em missão econômica. A comitiva é liderada pelo deputado federal Luiz Nishimori. Além de visitas, encontros com empresários, num seminário realizado no prédio da embaixada do Brasil em Tóquio, o deputado Nishimori apresentou o que o Brasil tem de bom.

Logo no início, o parlamentar quis medir o grau de conhecimento da plateia sobre o país. Quantos foram para o Brasil? A maioria levanta a mão. Os que nunca foram, ligam o Brasil ao samba, carnaval e futebol. Para eliminar o estereótipo, Nishimori fala dos laços antigos que unem os dois países. E destaca o terreno fértil, que aguarda investimentos japoneses.

Atualmente, cerca de 400 empresas do Japão atuam no Brasil. Muito pouco, se comparado aos números da Ásia. Só a China abriga mais de 25 mil multinacionais japonesas. Mas o fluxo pode mudar. “No caso do Paraná já foi acertada a instalação de uma grande fábrica da Sumitomo, que é a Dunlop. Vai empregar mais de 1.600 funcionários, lógico que eles já estão precisando de uma pessoa que fala duas línguas, e outros”, diz o deputado.

“A economia mundial está caindo recentemente. Houve problemas financeiros dentro da Europa e Estados Unidos também, e eles estão buscando novas oportunidades em mercados emergentes como o Brasil”, afirma Yasushi Ninomiya da Japan External Trade Organization (Jetro).

O resultado desse entusiasmo pode refletir na comunidade, em forma de empregos. “Eu acho que está surgindo uma grande oportunidade tanto para empresas japonesas, e tanto para o dekassegui que quer retornar ao Brasil”, completa Nishomori.

Para a comitiva brasileira, o importante foi mostrar esse bom momento da economia, para pequenos e para grandes empresas. Sérgio Maeoka, presidente da Nissei Drugstore, conta que a empresa tem 25 anos e emprega mais de 3.700 pessoas. “O que está acontecendo hoje, é uma inversão. Então boa parte das pessoas que vinham para o Japão trabalhar, hoje está encontrando oportunidades muito boas novamente no Brasil, porque o país está num momento muito bom de crescimento”, avalia.

A missão econômica foi recebida na sexta-feira (21) pelo governador de Hyogo, Toshizo Ido. Depois do Japão, seguirá para a China, onde tem compromissos na Feira de Cantão, a maior do país para exportadores e importadores.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br