Veja Também -
Municípios realizam oficinas do projeto Metrópole Paraná Norte
São José dos Pinhais registra aumento na oferta de empregos
Lindoeste completa 29 anos, com geração de dezenas de empregos
Tide Balzanelo quer cascalhar 100% das estradas rurais de Sertanópolis
Sengés retoma reforma de ginásio paralisada há 20 anos
- Veja + Cidades em Destaque
Cidades em Destaque
Postado dia 24/09/2015 às 20:00:42
Festas religiosas do Paraná pedem apoio do Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura deverá apoiar as festas religiosas do Paraná. A sinalização foi dada pelo ministro Juca Ferreira em reunião com a senadora Gleise Hofmann (PT/PR), o procurador-geral Jean Colbert , o padre Francisco Lima e o professor Luiz Michaliszyn do Instituto Cultural, todos da cidade de Guaratuba (PR), e ainda com o prefeito da cidade de Lunardelli (PR), Hilário Vanjura e, representando a cidade de Prudentópolis (PR), o vereador Marcos Santos, a secretária de cultura, Nadir Vozivoda e a secretária de turismo, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim.
O ministro Juca Ferreira recebeu – acompanhando por assessores e pelo diretor de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Schlee - as lideranças paranaenses na tarde desta quarta-feira, dia 23. Na ocasião, foi definida a formação de um grupo de trabalho para estabelecer estratégias e avaliação técnica para implementação do turismo religioso no Paraná. A idéia é conquistar visitantes tanto pela crença quanto pelas belezas naturais da região, levando os peregrinos a conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura de cada uma dessas cidades, contribuindo para o desenvolvimento de toda a região.
O grupo relatou contar com a parceria do Ministério do Turismo e manifestou interesse em abordar a questão do patrimônio imaterial como as festas religiosas, que ocorrem em toda a região e movimentam a economia do estado. Só em 2014, o turismo religioso motivou 17 milhões de viagens em todo o Brasil.
Com uma cultura singular, o Paraná construiu sua história a partir da chegada de vários imigrantes: portugueses, alemães, italianos, japoneses, holandeses, africanos, entre outros. Todas essas etnias ajudaram a construir a cultura do estado, assim como as suas tradições e peculiaridades. O turismo religioso resultou dessa variedade de credos e crenças e se firmou como tradição por meio de peregrinações aos santuários e locais sagrados.
O turismo religioso no Paraná inclui a Festa do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli , a Festa do Divino Espírito Santo, em Guaratuba, e a Festa da padroeira do estado, Nossa Senhora do Rocio, celebrada em 15 de novembro na cidade de Paranaguá.
Cecília Azevedo
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura