Notícias

Postado dia 07/10/2015 às 09:51:58

Paraná tem um delegado para cada 30 mil habitantes

Uma pesquisa aponta que o Paraná tem, aproximadamente, um delegado para cada 30 mil habitantes. O estado ficou em último lugar de um ranking nacional em número de delegados relacionados à população.

O levantamento foi realizado por um grupo de candidatos aprovados no concurso para delegados em parceria com órgãos oficiais como o Ministério da Justiça, a Polícia Civil, a Ouvidoria da polícia e o Portal de Transparência estadual.

Conforme o estudo, dos 399 municípios paranaenses, 256 não possuem delegado – o que representa mais de 60% do total – e em 209 cidades não há escrivães, nem investigadores. O primeiro colocado neste ranking é o estado de Roraima, que possui um delegado para cada 6,5 mil habitantes.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), atualmente o estado possui cerca de 370 delegados e desde o início da administração Beto Richa, em 2011, foram contratados 75 profissionais concursados. Esse número, no entanto, não cobre as baixas registradas nos últimos cinco anos no estado. Desde 2010, mais de 150 delegados se aposentaram ou foram exonerados.

O comerciante Floriano Suzuki, que tem uma loja em Alvorada do Sul, na Região Metropolitana de Londrina, conta que as prateleiras vazias não são fruto de boas vendas, mas sim da ação de bandidos.

"Eles arrebentaram o forro, quebraram tudo, entraram na loja e levaram as coisas. Dá um desanimo, pois estou há 62 anos aqui em Alvorada e nunca me aconteceu nada tão violento assim. Entraram também em minha casa, quebraram a porta da cozinha e, quando percebi, dois homens armados fizeram eu e minha família deitar no chão, nos humilharam e chutaram. É difícil, não tenho nem sossego para dormir", disse o comerciante.

A loja de Suzuki fica próxima a um posto da polícia, porém, isso não intimidou os assaltantes. A vítima disse que não pode pedir a investigação do crime, porque não há delegado, escrivão ou investigadores na cidade.

Outro exemplo da falta de delegados acontece em Tamarana, município que também fica na Região Metropolitana de Londrina. As placas indicam que há uma delegacia na cidade, porém o prédio está abandonado. Se algum morador precisar prestar queixa na Polícia Civil ou caso algum delegado precise fazer atendimento em Tamarana, será necessário percorrer uma distância de quase 60 km.

Em Londrina, um único delegado é responsável pela Delegacia de Trânsito, pelos 2° e 4° Distritos Policiais e também pela 10ª Subdivisão Policial.

Para a promotora de investigações policiais Cláudia Piovezan, a falta de equipes policiais reflete no fato de que os crimes que são praticados não são investigados, em sua maioria. "Os boletins de ocorrência até são feitos, mas isso não se transforma em inquérito, em investigação, em ação penal e nem numa eventual condenação do autor do crime. Isso faz com que as vítimas fiquem sem resposta do governo a respeito do crime que elas sofreram", afirmou a promotora.

O último concurso público para delegado da Polícia Civil no Paraná foi realizado em 2013 e cerca de 250 aprovados ainda aguardam nomeação. Sobre o assunto, a Sesp informou que está trabalhando para contratar mais servidores, mas que as contratações dependem do cronograma financeiro orçamentário do governo.

da RPC


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br