Notícias

Postado dia 09/10/2015 às 21:06:05

Chuva com vento e granizo causa prejuízo aos moradores de Irati

A chuva acompanhada de vento e granizo na noite de quinta-feira (8) causou prejuízos aos moradores de Irati, na região central do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, os locais mais danificados foram as vilas Raquel e Lagoa. Os bombeiros ofereceram lonas para as famílias destes bairros que tiveram as casas destelhadas por causa do temporal.

Segundo um boletim da Defesa Civil do Paraná, atualizado na manhã desta sexta-feira (9), 3.285 pessoas foram prejudicadas pelas chuvas que atingem o estado desde a noite de quinta, sendo 2.400 apenas no município de Ipiranga, na região dos Campos Gerais do Paraná. Na cidade, 600 casas foram danificadas.

Ainda conforme o boletim, ao menos oito cidades do Paraná foram atingidas pelas chuvas de granizo, como é o caso de Assis Chateaubriand, Cascavel, Dois Vizinhos, Guarapuava, Pato Branco , Cambé e Toledo.

De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, uma frente fria vinda do Sul do Brasil mantém o tempo bastante instável em todo o Paraná e deve chover em todas as regiões do estado ao longo do dia. O Simepar também prevê chuva para o fim de semana em todo o Paraná e no feriado entre o norte e leste do estado.

Há previsão de pancadas de chuva fortes e raios para essa sexta-feira em todo o estado e, segundo o meteorologista Cezar Gonçalves Duquia, não são descartados novos episódios de vendavais e até mesmo queda de granizo. As instabilidades mais fortes devem ocorrem a partir da tarde desta sexta, conforme o instituto.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os termômetros devem marcar entre 17°C e 24°C nesta sexta-feira. Em Guarapuava, na região central do Paraná, as temperaturas ficam entre 17°C e 23°C nesta sexta.

Ipiranga
Além das 600 casas que ficaram destelhadas com a queda de granizo em Ipiranga, na região dos Campos Gerais, os fortes ventos causaram a queda de uma torre de telefonia sobre a Escola João Leonel Denck, no Centro. De acordo com a prefeitura, ninguém ficou ferido porque os estudantes estavam em salas que não foram atingidas pela queda. A ventania também derrubou árvores e galhos nas ruas da cidade e nas rodovias da região.

O temporal que chegou no final da tarde de quinta-feira em Toledo, na região oeste, deixou aproximadamente três mil residências sem energia por cerca de três horas, conforme a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

De acordo com o Simepar, a região oeste do Paraná deve registrar a maior quantidade de chuva neste fim de semana. Apesar do vento forte e da grande quantidade de raios que atingiu Toledo, o Corpo de Bombeiros registrou poucas ocorrências na cidade. Alguns moradores ligaram para pedir lona para as casas destelhadas.

Curitiba
Na capital paranaense, o dia começou nublado nesta sexta-feira e as chuvas começaram por volta das 6h, segundo o Simepar. As chuvas mais fortes são esperadas para a tarde desta sexta. Os termômetros devem marcar máxima de 23°C e mínima de 17°C.

O engenheiro elétrico e coordenador do ELAT-INPE Osmar Pinto Júnior observa que está começando no Brasil a temporada de raios, que deve se intensifcar no verão. Veja orientações sobre como evitar riscos nesse período.

 
Em Pato Branco, o vento derrubou ao menos cinco árvores, uma delas em frente a uma metalúrgica no Bairro Novo Horizonte (Foto: Adriana Loduvichak / RPC)
Em Pato Branco, o vento derrubou ao menos cinco árvores, uma delas em frente a uma metalúrgica no Bairro Novo Horizonte
 
do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br