Norte do Paraná

Postado dia 06/02/2016 às 00:49:05

Balsa vai facilitar transporte sobre o rio das Cinzas entre Bandeirantes e Itambaracá

Uma reunião realizada na última sexta-feira, na prefeitura de Bandeirantes, definiu a instalação de uma balsa que deverá transportar veículos e minimizar os transtornos no acesso sobre o rio das Cinzas, na PR-436, que liga os municípios de Bandeirantes e Itambaracá. A ponte foi destruída pelas fortes chuvas que ocorreram no dia 12 de janeiro.
 
De acordo com o técnico do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Aurélio Fortes Neto, ficou definido que o ponto escolhido será 150 metros abaixo à margem esquerda, no sentido Bandeirantes e à direita, sentido Itambaracá. Ele confirmou que o DER construirá os dois acessos e fará o repasse mensal do custeio para a travessia, que será feita 13 horas por dia. Os dois municípios e a empresa F. Andreis serão responsáveis pela condução da logística e horários do transporte.
 
Os técnicos do DER, acompanhados de representantes dos dois municípios e representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) confirmaram que a prioridade será o transporte de veículos ligados aos departamentos de saúde e educação dos dois municípios.
Para o prefeito licenciado de Bandeirantes, Celso Silva, a instalação da balsa foi uma maneira de solucionar temporariamente a situação emergencial de trafegabilidade até a construção de uma nova ponte.
 
Durante a reunião, foi confirmada a construção em caráter emergencial, da ponte da rodovia deputado Dino Veiga, no quilômetro 102 da PR-436. A ponte possui 150 metros e não suportou o volume de água que caiu no mês de janeiro. A obra deverá custar cerca de R$ 13 milhões.
 
Além da instalação de uma balsa, que será feita depois da construção dos dois acessos, técnicos do DER confirmaram que já foram iniciados os estudos para iniciar a reconstrução da ponte. Considerado um dos principais acessos entre os municípios de Itambaracá e Bandeirantes, o Norte Pioneiro e o Sul do estado de São Paulo, o trecho de 9 quilômetros continua interditado. Pela rodovia trafegam cerca de 1,2 mil veículos nos dois sentidos diariamente.
 
Segundo o prefeito de Itambaracá, Amarildo Tostes, o trecho aumentou em 45 quilômetros para chegar em Bandeirantes, passando por Andirá e pela BR-369. Antes de a ponte cair o percurso era de apenas 9 quilômetros.
 
por Marcos André de Brito, Especial para a Folha de Londrina
 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br