Norte do Paraná

Postado dia 20/05/2016 às 20:52:16

Cinema móvel percorre 15 cidades paranaenses

Até o dia 31 de maio, o Circuito Cultural Duke Energy visita a região com o projeto Estradafora, que leva cinema de graça às comunidades. Amanhã, a sala móvel de cinema, com capacidade para 140 espectadores, estará na Praça da Matriz de Santa Mariana. Depois o o cinema itinerante seguirá para Jataizinho, no dia 23, Florestópolis, no dia 25, e Sertanópolis, nos dias 30 e 31.

Em Primeiro de Maio, mais de 1,1 mil alunos das redes municipal, estadual, particular e da Apae foram beneficiados com projeções de filmes do projeto. A coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Rubia Carla Nogueira, diz que o projeto proporciona novas experiências aos alunos, que além de se divertirem com os filmes, podem debater os temas com os professores e colegas em sala de aula.

A assessora pedagógica da secretaria de Educação de Jataizinho, Flávia Nunes, também avalia positivamente a iniciativa. "O projeto possibilita a ampliação do repertório cultural, o desenvolvimento da competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e questões socioculturais mais amplas", pontua.

Com patrocínio da Duke Energy via Lei Rouanet, a edição 2016 do Estradafora percorrerá 15 cidades paranaenses e paulistas da Bacia do Paranapanema. Graças à parceria entre a companhia patrocinadora e o Teatro de Tábuas, criador do projeto, ele está circulando pela região desde 2011. No ano passado, o média-metragem "Segredos do rio" foi exibido para mais de 14 mil alunos de escolas municipais.

COMO FUNCIONA
Cada cidade participante pode elaborar a própria programação a partir dos filmes disponibilizados pelo Estradafora. Nesta edição, os títulos são: "Divertida Mente", "Peixonauta", "Shaun, o Carneiro", "A Teoria de Tudo", "Confissões de Adolescente" e também o média-metragem "Os Segredos do Rio" (produzido na Bacia do Paranapanema, no ano passado, por iniciativa do Circuito Cultural).

Por meio da parceria com as Secretarias Municipais de Educação, as sessões de cinema dos períodos da manhã e da tarde são direcionadas aos alunos de escolas locais. No entanto, se houver lugares excedentes o ingresso é aberto à comunidade. Já as sessões noturnas, com início às 19h30, são para a população em geral, atendida por ordem de chegada até a lotação da sala.

da Folha de Londrina 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br