Policia

Postado dia 03/06/2016 às 18:55:55

Polícia abre inquérito contra Zeca Dirceu por difamação, diz delegado

A Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná, abriu inquérito contra o deputado federal Zeca Dirceu (PT) e o assessor parlamentar Cícero Laurentino, nesta sexta-feira (3), de acordo com o delegado Silas Roque dos Santos.

Segundo a polícia, o assessor distribuiu uma carta escrita pelo deputado com conteúdo difamatório contra um pré-candidato à prefeitura da cidade.

Laurentino foi levado para a delegacia local, ouvido e liberado. Ele afirmou que a carta foi escrita pelo deputado federal e entregue na cidade a mando de Zeca, afirma o delegado Silas Roque dos Santos.

"Chegou até a gente a notícia de que o assessor do deputado estava distribuindo panfletos com uma carta, supostamente escrita por Dirceu, com conteúdo difamatório contra um pré-candidato da cidade. A carta chegou até nós e confirmamos que havia difamação", afirma o delegado.

O assessor é funcionário do gabinete da senadora Gleisi Hoffmann (PT), conforme consta no site do Senado e, de acordo com a assessoria do deputado federal, trabalha temporariamente para ele. Sobre isso, o gabinete da senadora Gleisi Hoffmann informou que tomou conhecimento do ocorrido e está analisando os fatos para as providências cabíveis.

Por ter foro privilegiado, o inquérito contra Zeca Dirceu será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) antes da conclusão - o prazo estimado pela polícia é de uma semana. O delegado afirma que tem poder para investigar o deputado, mesmo com a prerrogativa.

"Nós fazemos o inquérito e encaminhamos para o STF. O STF vai analisar se houve prática de crime por parte do deputado", explica o delegado.

A assessoria do deputado federal informou ao G1 que o ato realizado em Cruzeiro do Oeste nesta sexta-feira 'trata-se de uma distribuição impressa de um artigo de opinião de autoria do deputado federal Zeca Dirceu que já estava publicado no jornal Tribuna do Oeste. Qualquer ato de repressão, trata-se de cerceamento ilegal do direito de opinião'.

Ainda segundo a assessoria, o deputado desconhece o inquérito contra ele e afirma que ainda não foi notificado sobre quaisquer denúncias. Por isso, não pode se manifestar sobre o assunto.

 

Zeca Dirceu é filho de ex-ministro Zé Dirceu, condenado no Mensalão e na Operação Lava Jato. Na Lava-Jato, o ex-ministro foi condenado a cumprir 20 anos e 10 meses pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Zeca Dirceu também foi prefeito de Cruzeiro do Oeste.

Problemas com assessores
Essa não é a primeira vez que assessores de Zeca Dirceu têm problemas com a polícia. Há dois anos, uma ex-assessora do parlamentar, que era telefonista do escritório do deputado em Umuarama, foi presa por tentar aplicar um golpe na Caixa Econômica Federal. Ela apresentou um documento judicial com assinatura falsa em uma agência do banco para tentar sacar R$ 30 mil.

O mesmo assessor levado à delegacia nesta sexta-feira já foi preso por atrasar o pagamento de pensão alimenticia em outra ocasião.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br