Assaí

Postado dia 22/07/2016 às 18:46:21

Dr. Mário, do emprego, e Tuti Bomtempo, da profissionalização da mão de obra

Cada prefeito a seu tempo tem dado sua contribuição para que seu município avance.

No caso de Assaí, o então prefeito Mário Sato conseguiu reverter uma tendência de população em queda, por causa da falta de empregos.

Àquela época muitas portas comerciais se encontravam fechadas ao longo da avenida Rio de Janeiro, na região central da cidade.

A gestão do prefeito Dr. Mário e do vice Tuti Bomtempo (2001/2004) conseguiu atrair importantes empresas, como Veipa, Veríssimo, PTE, GRC e outras. A partir daí a cidade começou a experimentar uma nova realidade.

O então prefeito Dr. Mário ainda comandou o município sob os ditames da nova Lei de Responsabilidade Fiscal (a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000). Municípios em todo o país tiveram então de quitar dívidas de gestões anteriores e “colocar a casa em dia”.

O crescimento da cidade decorrente da atração de novas indústrias durante a gestão do prefeito Mário Sato fez com que seu sucessor, o empresário Michel Angelo Tuti Bomtempo (então no PDT) se voltasse à problemática de formação de mão de obra.

Nesse sentido, Tuti Bomtempo (2005/2008 e 2009/2012) desenvolveu projetos para a atração do Colégio Sesi, da unidade do Senai e ainda da chamada Escola Técnica (oficialmente denominado de Centro Estadual de Educação Profissionalizante Professora Maria Lydia Cescato.

O passo seguinte – do qual Assaí se distanciou – seria a implantação e fortalecimento de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico. De tal órgão participariam agentes públicos e privados, com o envolvimento ainda de Associação Comercial e Empresarial (Acia), representantes do ensino profissionalizante e demais entidades da sociedade civil organizada.

Tal instância teria o papel primordial de articular esforços conjuntos para atração de novos empreendimentos econômicos, assim como fortalecimento e expansão de negócios já existentes no município, visando geração de emprego e renda.

Se nos últimos anos, Assaí perdeu o bonde da história, o atual momento é por demais adequado para a discussão de um projeto de desenvolvimento econômico em favor do município.

Afinal de contas, trata-se do período eleitoral que se avizinha, momento esse dos vários candidatos apresentarem seus projetos, futuras ações e projetos.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br