Norte do Paraná

Postado dia 13/09/2016 às 18:04:21

Justiça indefere candidatura de prefeito de Nova América da Colina

Decisão proferida pelo juiz Felipe Bernardo Nunes, titular da 35ª Zona Eleitoral de Assaí, datada de 12 de setembro de 2016, resultou no indeferimento do pedido de registro de candidatura de Ernesto Alexandre Basso (PSDB), atual prefeito, que concorria à reeleição em Nova América da Colina.

O indeferimento atende a ações de impugnação propostas pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação Coragem e Liberdade, por causa de desaprovação das contas prestadas por Xande Basso em 2001, quando era presidente da Câmara Municipal de Nova América da Colina, e condenação em ação civil pública decorrente da prática de improbidade administrativa.

Segundo manifestação do magistrado, a conduta do então presidente da Câmara teria incorrido em enriquecimento ilícito de terceiro, por ter utilizado verba pública (dano ao erário) e autorizado a emissão de empenho para o pagamento da anuidade do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), no valor de R$ 220,00, em favor de sua irmã, que prestava serviços de contadora para a Câmara Municipal.

O ex-presidente da Câmara também teria produzido dano ao erário devido à contratação de serviços de escritório de advocacia, para atuar perante a Câmara de Vereadores de Nova América da Colina, sem o devido processo licitatório.

Publicada na tarde desta terça-feira (13), o prefeito Xande Basso tem prazo de três dias para recorrer da decisão que indeferiu seu pedido de registro de candidatura ao cargo de prefeito de Nova América da Colina.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br