Assaí

Postado dia 04/10/2016 às 22:21:31

Tocou a sirene da Jumbo, e Tuti ganhou mais uma eleição

Nas últimas quatro eleições, o momento mais enigmático da apuração dos votos é quando soa a sirene da indústria Jumbo, anunciando algo como “Habemus Praefectus Urbi”, ou seja, já “temos um prefeito”. 

Isso aconteceu em 2004 e 2008, com a eleição do próprio empresário Michel Angelo Tuti Bomtempo, diretor da Jumbo. Situação semelhante se deu ainda em 2012, quando Tuti Bomtempo elegeu o prefeito Luiz Alberto Vicente (PSDB), e em 02 de outubro de 2016, ao apoiar o também eleito Acácio Secci (PPS).

A constatação é que, para onde pendem a Jumbo e suas centenas de trabalhadores, daquele lado sairá o candidato a prefeito vencedor.

Em 2012, a então primeira-dama Neusa Maria Varella Bomtempo também fez a diferença, ao ajudar a eleger o atual prefeito Luiz Alberto Vicente, com a grande mobilização com as mulheres, com a Kombi rosa e inclusive um comício só delas realizado na Vila Nova.

Passado aquele pleito eleitoral, Luiz Alberto começou a distanciar de Tuti Bomtempo, devido a algumas divergências. Inclusive em 09 de junho de 2015, o site Revelia já citava alguns motivos pelos quais Tuti Bomtempo não iria apoiar a reeleição de Luiz Mestiço.

Tal situação de fato veio a ocorrer na eleição de 2016.

Sem o apoio de Tuti Bomtempo, o prefeito Luiz Alberto Vicente tentava se reeleger nesse ano, ao enfrentar o carteiro Acácio Secci (PPS). Inicialmente se cogitava que o atual prefeito venceria com 61%, 70% ou 80% dos votos válidos.

No entanto, nas duas últimas semanas, a “onda 23” de Acácio Secci vinha crescendo assustadoramente, dando impressão que o carteiro poderia ser o novo prefeito de Assaí. Tal cenário se tornou mais próximo a partir de carreata realizada na quinta-feira, 29 de setembro, com a presença do empresário Tuti Bomtempo e do deputado federal Alex Canziani (PTB), além de reunião de última hora com trabalhadores da Jumbo.

Era mesmo a cartada final.

No domingo de eleição, as urnas apontaram a vitória do carteiro Acácio Secci, por  5.160 votos (50,48%), ao derrotar o atual prefeito Luiz Alberto Vicente, que obteve 5.020 votos (49,11%).

Nas imediações dos locais de votação, o dia todo foi de centenas de cabos eleitorais com o 45, do atual prefeito, no peito. Mas a turma do 23, do Acácio carteiro, votava silenciosamente.

Na hora da apuração, o grande suspense tomava conta da cidade. Assaí se encontrava em silêncio, então muitos imaginavam que não se tratava da vitória do 45. A dúvida foi prontamente dissipada quando ao longe se ouviu soar a sirene da Jumbo.

E a diferença era tão somente de 140 votos.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br