Assaí

Postado dia 17/10/2016 às 23:07:23

Estudantes e professores pressionam por votação na Câmara de Vereadores

Dezenas de estudantes e professores estiveram no recinto da Câmara Municipal de Assaí, na noite desta segunda-feira (17), para acompanhar votação de projeto de lei que versa sobre o orçamento para 2017.

Em reunião extraordinária, vereadores já haviam aprovado a lei orçamentária, em primeira discussão, incluindo a redução de 20% para 5% o montante a ser remanejado pela gestão do novo prefeito Acácio Secci, que se inicia em 1º de janeiro de 2017.

Insatisfeitos com aquela redução, populares ocuparam o prédio da Câmara na sessão ordinária da noite desta segunda-feira. Daí o vereador Jorge Torquato Júnior (PTB) apresentou emenda restabelecndo o percentual de 20%.

No entanto, a emenda do vereador Juninho foi apresentada somente na tarde desta segunda-feira, portanto sem observar o prazo legal. Por isso, a Câmara deve apreciar aquela proposta somente na próxima reunião ordinária, na próxima semana, ou nesse intervalo, em extraordinária, em data ainda a ser estabelecida. 

A mobilização popular se deu diante da divulgação de que a redução do percentual de que o prefeito pode remanejar por decreto, sem necessidade de votação pela Câmara de Vereadores, teria como objetivo "engessar a administração municipal". Argumentava-se que o novo prefeito Acácio Secci (PPS) "ficaria nas mãos" da Câmara, e teria que negociar com os vereadores a aprovação de remanejamentos do orçamento, em cada caso que precisasse.

Em seu discurso na tribuna da Casa de Leis, o vereador Antônio Menegildo Gavião Manoel (PMDB) defendeu que seu posicionamento naquela matéria dependeria de seu convencimento, e não de possível pressão popular.

Da sessão da Câmara, participaram alunos do Colégio Estadual Conselheiro Carrão e os professores Rafael Amaral, Mariza Gonsales Soares Avelar, Maria Luiza de Oliveira, Marcos Cezar de Oliveira, Thais Almeida, Vanilda Corrêa do Carmo, Josiane Aparecida Santana Cheffer e Ilcemara Regina Gomes da Silva Uemura, além do fotógrafo Leno Almeida, o empresário José Miguel Tatu de Lima e advogado Adailton Alves Maciel Júnior.

Os vereadores eleitos José Andrade dos Santos (PSB), Flávio José de Amorim (PSB) e Michelle Mitie Morikawa (PPS) também acompanharam a sessão da Câmara Municipal de Assaí.

PARA SABER MAIS:

Presidente Amarildo diz que Câmara deve colaborar com novo prefeito

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br