Política

Postado dia 30/10/2016 às 17:32:53

Marcelo Rangel, do PPS, é reeleito prefeito de Ponta Grossa

O prefeito Marcelo Rangel, do Partido Popular Socialista (PPS), foi reeleito em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, neste domingo (30). Ele venceu a disputa contra Aliel Machado, da Rede Sustentabilidade, no segundo turno da eleição municipal.

A nova gestão de Rangel começa no dia 1º janeiro de 2017. A vice-prefeita é Elizabeth Schmidt, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A apuração de 100% das urnas terminou às 18h08. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao final da apuração, Marcelo Rangel recebeu 98.058 votos, o que equivale a 55,38%. Já Aliel Machado, por sua vez, teve 79.008 votos, totalizando 44,62%.

"Vamos iniciar um novo mandato ainda mais promissor, melhor do que esse dos últimos quatro anos", disse Rangel logo depois do anúncio da vitória. Ele também agradeceu os votos dos eleitores e prometeu que vai fazer "um trabalho ainda melhor".

Apesar da derrota, Aliel Machado faz um balanço positivo da campanha. "Não vencemos as eleições, mas tivemos 45% votos da população de Ponta Grossa. Quase 80 mil votos. Isso é de uma responsabilidade muito grande", diz.

Ele garante, ainda, que vai ajudar no que for possível, mas que vai seguir cumprindo o papel de oposição. "Vou fazer a defesa desse povo que não concorda com a atual administração e cobrar tudo o que o candidato que saiu vitorioso colocou na campanha eleitoral", afirma. 

Sobre Marcelo Rangel
Marcelo Rangel, 46 anos, foi eleito deputado por Ponta Grossa e região dos Campos Gerais na sua primeira disputa política com a maior votação do PPS no Paraná. Foram 51.868 votos.

Assim que assumiu o cargo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi escolhido pra líder do partido para representação onde ainda está engajado o Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Nascido em 12 de setembro, é natural de Ponta Grossa. Profissionalmente, Marcelo é radialista de origem, seguindo os passos da família. É formado em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na turma de 1994.

  •  
Ponta Grossa - Eleições 2016 (Foto: Arte/RPC)

Mesmo eleito como deputado estadual, não se desligou da área de comunicação, continuando com sua atividade regular de apresentador de programas pelas rádios Mundial FM e Central do Paraná AM, ambas de Ponta Grossa.

Em 2012, candidatou-se a prefeito de Ponta Grossa, sendo eleito. Renunciou ao mandato de deputado estadual em dezembro de 2012 para assumir o Executivo.

Veja abaixo as propostas de Rangel para 10 assuntos selecionados pelo G1:

- Economia de gastos
Investir no servidor com capacitação e conscientização; utilizar créditos do ISS para oferecer graduação e pós-graduação a servidores em faculdades de Ponta Grossa; implantar
planos de cargos e salários e estímulo à ascenção profissional com processos seletivos internos.

- Melhorias no transporte público
Universalizar o programa de integração; instalar pontos de ônibus cobertos; ampliar o Sem Parar; levar para outros terminais a oferta de internet grátis; e instalar nos terminais as Estações de Serviço, permitindo acesso do usuário a diversos serviços públicos.

- Falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil
Para crianças de cinco meses a um ano, criar o Projeto Casulo nos CMEIs; zerar a fila de espera para crianças de zero a três meses até 2020; manter o patamar de 100% de crianças a partir de quatro anos atendidas nos CMEIs.


- Inclusão de deficientes físicos e de idosos
Ampliar a oferta de fisioterapia, hidroginástica e médico exclusivo; instalar a Rádio do Idoso e o condomínio Lição de Vida; ter 100% dos ônibus adaptados até o fim do ano; aumentar o número de rampas em calçadas e faixas elevadas.

- Participação da população no orçamento
Realizar consultas populares; e fomentar a participação da comunidade com propostas e sugestões para a Lei Orçamentária Anual através de escolas e pontos de troca do programa Feira Verde.

- Falta de médicos especialistas
Estabelecer novas ações pontuais, com mutirões específicos para atendimento imediato à demanda reprimida; buscar a contratação por concurso de novos profissionais; e estruturar o Centro Regional de Especialidades Médicas, uma vez que a cidade é referência regional.

- Ligações irregulares e esgoto a céu aberto
Zerar o déficit de conexões à rede de esgoto em quatro anos, aumentando a faixa de domicílios atendidos para perto de 100%; manter o Plano de Despoluição Ambiental, usado na Bacia de Olarias, e levá-lo para outras microbacias.

- Combate a furtos e roubos no comércio
Combater, principalmente, através do Grupo Especial Tático Móvel, da Guarda Municipal, criado com esse objetivo; treinar para o policiamento comunitário e ações táticas os 95 novos guardas incorporados; ampliar o número de módulos móveis para cobrir todos os quadrantes da cidade.

- Coleta seletiva de lixo
Estender as rotas de coleta diferenciada domiciliar; levar postos de entrega a mais prédios públicos; ampliar a conscientização; incentivar a participação da população; equacionar o problema dos resíduos orgânicos sólidos definitivamente.

- Transparência na administração
Criar o portal da Consulta às Contas Públicas, com cadastro de fornecedores e preços praticados; manter a parceria com o Observatório Social; alimentar a aperfeiçoar o Portal da Transparência e o portal específico da Companhia Municipal de Habitação.

Veja abaixo o resultado das eleições (100% dos votos válidos apurados):

- Marcelo Rangel recebeu 98.058 votos, o que equivale a 55,38% do total de votos;
- Aliel Machado recebeu 79.008 votos, o que equivale a 44,62% do total de votos;
- Ao todo, 195.706 eleitores votaram neste domingo em Ponta Grossa;
- Foram registrados 177.066 votos válidos, o que equivale a 90,48% do total de votos;
- Foram registrados 6.402 votos brancos, o que equivale a 3,27% do total de votos;
- Foram 12.238 votos nulos, o que equivale a 6,25% do total de votos;
- Ponta Grossa tem 222.716 eleitores; 27.010 deles deixaram de votar, o que equivale a 12,13% do número total de eleitores.

Depois do anúncio da vitória, Marcelo Rangel participou de carreata (Foto: Vanessa Rumor/RPC)

Depois do anúncio da vitória, Marcelo Rangel participou de carreata (Foto: Vanessa Rumor/RPC)

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br